Problemas e soluções do atendimento médico hospitalar de estrangeiros em Corumbá é tema de uma audiência pública marcada para a próxima sexta-feira, 29 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 15 horas.
A iniciativa é do vereador Domingos Albaneze Neto (PV) e vai reunir médicos brasileiros e bolivianos, além de representantes de outros segmentos da sociedade e autoridades ligadas aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
A proposta do vereador Domingos se deve ao fato de que esta região de fronteira conta com apenas um hospital, a Santa Casa de Corumbá, que é responsável pelo atendimento de pacientes corumbaenses, ladarenses e também bolivianos que residem nas cidades que fazem fronteira com o Brasil.
“É um assunto de extrema importância que precisa ser debatido de forma intensa, tanto pelas autoridades, como pelos próprios médicos corumbaenses e bolivianos”, afirmou Domingos, se referindo à falta de estrutura hospitalar na cidade para atender pacientes de Corumbá e Ladário, no Brasil, e de Puerto Quijarro e Puerto Suares, na Bolívia.
Domingos, já há algum tempo, vem trabalhando esta questão com seguidas reuniões com médicos corumbaenses e bolivianos, e com autoridades dos dois países. Segundo ele, o primeiro passo será levantar todos os problemas existentes, e buscar soluções. (Assessoria de Comunicação da CMC)