Brasil

Pela 3ª vez, pedido de afastamento do prefeito de Campinas é rejeitado

 

O Projeto de Decreto Legislativo que pede o afastamento imediato do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) até a conclusão dos trabalhos da Comissão Processante (CP) foi rejeitado em votação pelos vereadores na primeira sessão ordinária após o recesso da Câmara, nesta segunda-feira (1°). Foram 18 votos a favor do afastamento do prefeito, sendo que o necessário para aprovação do projeto seriam 22. Essa é a terceira tentativa de suspensão temporária de Dr. Hélio da oposição sem sucesso.Uma delas foi via judicial, logo no início dos trabalhos da comissão.

No período da tarde, os vereadores discutiram a retirada de votação do projeto da pauta, o que não ocorreu. O projeto também passou pela avaliação da Comissão de Constituição e Legalidade para dar o parecer da votação.

Tumulto

Na sessão cerca de cem pessoas acompanharam as discussões com cartazes de apoio ao Dr. Hélio. Por volta das 18h30, enquanto o vereador Elcio Batista (PSB) falava sobre a situação da zona Norte e a falta de atenção da administração no local, a sessão foi interrompida por manifestação do público e após cinco minutos, o vereador conseguiu voltar a falar. Quando o vereador Valdir Terrazan (PSDB) ocupou a tribuna, também foi vaiado quando apresentou uma relação de requerimentos de serviços com os prazos vencidos.

O vereador Antônio Francisco dos Santos, O Politizador (PMN), por volta 18h55 criticou a presença de crianças no local e chamou o público de “massa de manobra”, “babaca do sistema”, “idiota”, “passa fome”. “O Hélio levou a sua grana e deixou você desdentado”, repetiu o vereador várias vezes durante o bate-boca com os membros da plateia.

Para evitar a invasão dos manifestantes na área restrita aos vereadores e acalmar os ânimos, a Guarda Municipal entrou no plenário por volta das 19h03 durante o intervalo. Os debates voltaram às 19h33. O vereador O Politizador informou que fez um boletim de ocorrência sobre o fato ocorrido anteriormente. Por volta das 19h35, o projeto de afastamento foi votado e com o resultado a favor de Dr. Hélio o público comemorou. (EPTV Campinas)

 

Por: Da Redação