Corumbá

Manoel solicicita informações sobre contrato com empresa que administra pedágio

Informações são referentes ao pedágio de Porto Morrinho (Foto: Divulgação)

 

Informações são referentes ao pedágio de Porto Morrinho (Foto: Divulgação)

O vereador Manoel Rodrigues (PRB) está solicitando informações referentes ao contrato de concessão firmado entre o Governo do Estado e a empresa que administra o pedágio na ponte sobre o Rio Paraguai, na região de Porto Morrinho.

A solicitação foi feita esta semana por meio de requerimento, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Corumbá. Manoel pediu encaminhamento de expediente à Empresa Concessionária Porto Morrinho LTDA, direcionado ao Diretor Executivo da Empresa, Wolney Azevedo Frei, e ao engenheiro André Rodrigo Garcia, o encaminhamento ao Poder Legislativo corumbaense da cópia do contrato de concessão e suas alterações firmado entre o Governo e a empresa.

O vereador justificou afirmando que a “Câmara precisa ter conhecimento do término do contrato, saber como quem ganhou a tal concessão deverá trabalhar, incluindo os serviços com que a empresa deverá arcar, suas responsabilidades, condições, normas, regulamentos, forma de cobranças, critérios adotados para quaisquer reajustes de tarifas, entre outros”.

Outro pedido feito ao diretor se refere à criação de uma alternativa para evitar filas e facilitar o trânsito dos veículos com o chip ‘Sem Parar’, que é para evitar filas em pedágios de estradas, o que não vem ocorrendo no morrinho.

“Temos recebido constantemente reclamações dos motoristas que passam pelo pedágio da ponte e enfrentam enormes filas”, disse Manoel. Ele lembra que o ‘Sem Parar’ é a principal referência Nacional em sistema de pagamento eletrônico de pedágios. “Com esse chip instalado no para-brisa, o veículo passa pela praça de pedágio sem precisar parar. É uma boa opção. Lamentavelmente tal facilidade não vem ocorrendo no pedágio do Morrinho e, por isso mesmo, estamos pedindo providências à direção da empresa, para implantar este sistema com urgência”, completou.

Postos policiais

O vereador também está preocupado com a segurança na região e reforçou esta semana a necessidade da instalação de postos avançados da Polícia Militar no Porto Morrinho e no Distrito de Albuquerque. O pedido está sendo encaminhado ao secretário de Estado de Justiça Pública, José Carlos Barbosa, e ao tenente-coronel Massilon de Oliveira Silva Neto.

Ao fazer a solicitação, Manoel lembra que estas duas localidades pertencem ao Município de Corumbá e suas localizações encontram-se dentro da faixa de fronteira com a Bolívia, e que as taxas de violência estão aumentando a cada ano, com a insegurança tomando conta da população.

“Com o sentimento de impunidade, os crimes aumentaram consideravelmente, tais como roubo, homicídio, prostituição, ponto de venda de drogas e outros. As duas comunidades estão se manifestando, solicitando estas melhorias. As duas regiões, infelizmente, estão sendo alvos de diversos ilícitos, pois estão próximas à rodovia, na área rural, com grande fluxo de turistas e proximidade com a fronteira”, acrescentou.

Escola ribeirinha

Por ouro lado, o vereador está solicitando à Prefeitura de Corumbá, estudos no sentido de que seja viabilizada a reforma do prédio da Escola Municipal Rural de Educação Integral São Lourenço, às margens do Rio Paraguai, a 240 quilômetros da área urbana. “Esta escola não é reformada há muitos anos e, hoje, se encontra em condições ainda mais precárias, precisando ser recuperada, pois a atual condição do prédio coloca em perigo a segurança de alunos e professores”. (Assessoria de Imprensa do Vereador)