Em sessão ordinária, o vereador Jonil Junior Gomes Barcellos (PMN), apresentou uma indicação ao prefeito de Ladário, Carlos Anibal Ruso Pedrozo, solicitando estudo para que a Prefeitura Municipal de Ladário faça aquisição de pistolas ‘taser”, para equipar os guardas municipais da cidade.
“A implantação dessas armas não-letais poderá ser feita de forma gradual, com uma área a ser definida para eventual projeto piloto”, disse o parlamentar.
Jonil ainda reforçou que o uso da pistola está amparado pela Lei Federal nº 13.022 de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, assegurando a capacitação do efetivo, através de convênio com outros municípios, que mantém órgãos de formação, “o guarda municipal precisa estar preparado para atuar de forma plena na defesa do patrimônio público e também dos cidadãos, se for o caso”, explicou o vereador.
A arma
A pistola possui 2 eletrodos, ligados a dois fios de cobre que podem ter quatro, seis, oito ou dez metros. Ao disparar, ela lança os dois eletrodos, que ao atingir a vitima, aplicam uma descarga elétrica por 5 segundos, imobilizando a vítima, independente da resistência à eletricidade do alvo e da área atingida, pois devido à descarga ser intramuscular, age direto no sistema nervoso central (SNC), fazendo com que o alvo fique em posição fetal.
Alguns modelos utilizam uma bateria descartável que permite até 120 disparos. Outros utilizam uma bateria auxiliar recarregável que o operador leva preso à cintura em uma bolsa, semelhantemente ao coldre de uma pistola normal.
Outras indicações
Ao prefeito Carlos Ruso, solicitando a nomeação dos candidatos aprovados no último concurso para guarda municipal de Ladário.
Ao prefeito Carlos Ruso, solicitando que envie à Casa de Leis o projeto que regulamenta o pagamento do Piso Nacional para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. (Assessoria de Imprensa do Vereador)