Ladário

Profissionalização ajuda a melhorar atendimento à população nos postos de saúde

 

A constante busca pela profissionalização e capacitação tem ajudado a melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde que passaram a contar com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem formados e preparados para o atendimento. “Ainda faltam alguns profissionais, mas aos poucos estamos completando o quadro”, disse Simone Roca, gerente de Atenção à Saúde.

A posse de mais uma enfermeira nesta segunda feira, 03 de julho, fechou o quadro no Érico Vale II, que ganhou reforço na equipe. Márcia Rosa dos Santos Rodrigues da Silva, veio do Rio de Janeiro, fez o concurso em 2015, passou e agora foi chamada para ocupar o cargo. “Minha experiência é em cirurgia cardíaca, mas também tenho capacitação em saúde pública”, disse Márcia ao assinar o termo de posse.

“O enfermeiro é o coordenador da equipe. Ele é quem faz a coordenação dos programas, desenvolve as ações dentro das unidades”, explicou Simone Roca. Ela afirmou que a profissionalização garante mais qualidade e segurança nos procedimentos feitos nos postos aumentando assim a qualidade dos serviços prestados à população.

“Tem procedimentos que são específicos dentro das Unidades de Saúde da Família, como coleta de preventivo, passagem de sonda vesical de demora, então nós temos que ter o profissional enfermeiro”, afirmou Simone. Ela aguarda agora a efetivação de uma enfermeira para o Érico Vale I, que deve fechar a equipe garantindo enfermeiros em todos os postos.

Além de enfermeiros a prefeitura já havia chamado técnicos em enfermagem e auxiliares de dentista, aprovados no concurso. Os postos também estão com médicos trabalhando no atendimento, em especial na área de pediatria. São profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos e contratados pela Secretaria Municipal de Saúde, com recursos próprios do município.

Outro ponto forte é que a equipe está motivada e com vontade de prestar serviços à população, fator primordial para um bom atendimento. E quem entra, já vem com a responsabilidade de ser servidor público, de fato e de direito. É o caso da enfermeira Márcia, que já disse: “A gente está aqui disposta a ajudar a cidade, no que estiver ao nosso alcance. Nós queremos contribuir com a população e ajudar no que for necessário”. (Assessoria de Imprensa-PML)