Estado

Quase 11 mil famílias de MS ganham geladeira econômica

 

O benefício vem por meio do programa de Programa de Eficiência Energética da Enersul, que tem como missão orientar e conscientizar a população para o uso sustentável da energia elétrica. Uma das ações que ajudam atingir esse resultado é substituir geladeiras antigas, e de alto consumo de energia, por refrigeradores modernos e até 4 vezes mais econômicos, ou seja, com um consumo mensal de apenas 15,8 kWh. A etapa deste mês está sendo concluída hoje, dia 28 de julho, no município de Camapuã onde 200 moradias vão receber da Concessionária os novos refrigeradores. A entrega é feita pela diretoria operacional da Enersul acompanhada pelo governo do Estado que contribui na indicação das comunidades mais necessitadas, porém que atendam aos critérios do programa destinado à classe baixa renda.

A troca é gratuita mas no final ganham também outras classes na forma de preservação do meio ambiente e contribuições para a melhoria da qualidade de vida.

Toda sucata recolhida é destinada a um processo de reciclagem. O desmonte e processamento das carcaças são feitos na região na região de Campinas por uma empresa certificada. Até lá os velhos refrigeradores são transportados com o necessário monitoramento já que essas geladeiras antigas contém o gás CFC, um produto químico altamente danoso à camada de ozônio que mantém a temperatura do planeta.

Com a cluclusão da etapa de Camapuã o Programa de Eficiência Energética da Enersul vai totalizar a substituição de 10. 984 geladeiras antigas. Esse volume deixa o meio ambiente de Mato Grosso do Sul livre de quase 550 toneladas de sucata geladeiras.

Para melhorar ainda mais o desempenho da economia no consumo de energia, a Concessionária já realizou a adequação nas instalações elétricas em 26.520 mil residências e substituiu também 129 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, totalizando investimentos na ordem de R$ 55 milhões. São resultados de mais um compromisso que a Empresa assume com base na Política de Sustentabilidade da Rede Energia para contribuir na melhoria das condições de vida atual e futura no planeta.

 

Por: Da Redação