A Secretaria Municipal de Infraestrutura já recolheu 135 caminhões de lixo na Ação Contra a Dengue, que vem sendo desenvolvida desde o dia 06 de fevereiro. “Ainda assim, é muito pouco, é preciso que os moradores se conscientizem e limpem os quintais porque o que estamos fazendo é cuidar da saúde de todos e todos têm que colaborar”, disse Aires de Fonseca, secretário municipal de Infraestrutura.
O trabalho já foi feito no Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguar. Na tarde desta quinta feira, será recolhido o lixo do Potiguar que foi visitado ontem pelos agentes de saúde. “Os agentes passam, conversam com as famílias, vistoriam as casas, os criadouros do mosquito e pedem para os moradores retirarem o lixo. No dia seguinte, à tarde, a gente faz a coleta”, explicou Aires.
O processo é feito dessa forma, até mesmo para dar tempo de as pessoas se organizarem e evacuarem o lixo acumulado nos quintais. “Tem de tudo”, disse a secretária de Saúde, Ana Lúcia Pereira, “de máquina de lavar a fogões, garrafas e latas”, concluiu.
E todo esse lixo precisa ser retirado dos quintais porque as doenças estão rondando a população. Este ano a cidade já registrou um caso de leishmaniose, um de dengue e uma suspeita de chikungunya. A melhor maneira de prevenir essas doenças é se livrar de tudo aquilo que possa servir para a reprodução do mosquito.
A ação continua até o dia 17 de fevereiro, depois que todos os bairros e o centro forem visitados. Confira abaixo o cronograma dos bairros que ainda serão visitados pelas equipes da prefeitura:
- 09 e 10: Cohab e Santo Antônio
- 13 e 14: Mutirão e Santo Antônio
- 15 e 16: Mista e Seac
- 17: Centro
*Informações da Assessoria de Imprensa-PML
Por: Da Redação