Ladário

Dia de Vacinação contra o HPV: é boa a procura pelas vacinas nos postos de Ladário

 

Apesar do movimento tranquilo nesta manhã de sábado, 28/01, nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica, a procura pela vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), é considerada boa pela Secretaria Municipal de Saúde. “A antecipação ajudou nesta tranquilidade toda”, disse Francisca Elisângela da Silva, técnica em enfermagem e uma das vacinadoras da campanha.

Durante a semana, muitos adolescentes procuraram os postos para se vacinar, se antecipando ao dia “D” deste sábado. “O que nos chamou a atenção é que muitos pais estão trazendo os filhos, não somente as mães como acontecia anteriormente”, avaliou Francisca.

A campanha hoje vai até o meio dia na Policlínica, que fica no centro de Ladário; na UBS Érico Vale, no bairro Seac; na UBS João Fernandes, localizada no bairro Alta Floresta; e na UBS do bairro Nova Aliança. Mas, esses postos de vacinação continuarão funcionando durante a semana. Devem se vacinar meninas de 9 a 14 anos e meninos entre 12 e 13 anos.

Além da vacina contra o HPV, também estão sendo aplicadas doses da antitetânica; da meningocócica, que é a vacina contra a meningite; da febre amarela, que tem um surto crescendo no Brasil com mais de 70 casos registrados, dois dos quais em Mato Grosso do Sul; entre outras que estejam faltando no cartão e no calendário vacinal dos adolescentes.

Emanuel Mendes Marinho, de 12 anos, foi um dos primeiros a chegar hoje para se vacinar. “O importante é se prevenir desse monte de doenças que estão aparecendo por ai”, disse ele. A mãe de Emanuel, dona Célia Maria da Silva, lembrou que, “em primeiro lugar vem a saúde, o resto a gente vê depois”. (Assessoria de Imprensa PML)

 

Por: Da Redação