Um momento nostálgico. Assim, foi definida à noite desta quinta-feira, 15 de dezembro em Ladário. Uma verdadeira viagem pelos oito anos do Projeto Semear, que a partir de agora passa a ser Programa Semear, por meio da Lei Complementar n° 972/2016, sancionada pelo prefeito José Antonio Assad e Faria. O espetáculo emocionou o público.
O palco para às apresentações, não diferente dos outros anos, foi a Avenida 14 de Março, bem no coração de Ladário. Os alunos fizeram uma retrospectiva pelos momentos inesquecíveis, vivenciados ao longo dos oito anos de espetáculos. Todo o evento faz parte do Espetáculo de Natal, realizado pelo município, por meio de suas Secretarias e Fundações.
“Todos estão de parabéns, realmente é um momento no qual pensamos em tudo aquilo que foi vivido. Nas lutas vencidas, nos desafios enfrentados. Hoje, temos um Programa, no qual com toda certeza, garante a permanência do Semear, que tanto trabalha a Formação Pessoal, Convivência e Cidadania, com nossas crianças, jovens e adultos. Porém, tudo isso só foi possível, graças a pessoas e entidades que acreditaram em nosso sonho, como SSCH entre outras entidades filantrópicas”, disse o prefeito José Antonio que esteve acompanhado da primeira dama Gisele Maria Saab Assad e Faria.
Contente com a conquista, Bruna Bonifacia, mãe do aluno Gustavo da Costa (06), falou da importância do agora Programa Semear, no desenvolvimento escolar e social do seu filho.
“Um beneficio a mais para nossas crianças. Com essa mudança de governo, o medo era que o Semear ficasse de lado, mas agora sendo Programa, sabemos que os nossos filhos poderão participar cada vez mais das atividades, que os ajudam no seu crescimento”, contou Bruna que ainda completou, “o Gustavo tem um grande desenvolvimento, ainda mais na dança, o prazer dele é frequentar o Programa Semear, que o ajudou também em sua alfabetização e letramento”, informou a mãe.
Para a coordenadora do Semear Laura Daniele Segovia Lopes, para encerrar as atividades desenvolvidas ao longo desses oito anos de gestão administrativa do projeto, o objetivo foi destacar as principais coreografias que marcaram e tornaram inesquecíveis os espetáculos culturais que foram realizados e promovidos pelo Semear em Ladário.
“lembramo-nos desde o início da criação e o lançamento do Semear, que atingiu e alcançou a meta de atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino, relembraremos os espaços de atividades realizados com as oficinas oferecidas, foi uma festa emocionante e inesquecível”, disse Laura.
Durante todo o show, que reuniu aproximadamente 100 alunos e profissionais que integram o Semear, as apresentações aconteceram em dois momentos. No primeiro, foi à abertura oficial e logo em seguida, já no segundo momento, todos puderam acompanhar a Orquestra Musical e os bailarinos que deram um show a parte.
Além dos alunos, as apresentações contaram com a participação pra lá de especial, do Grupo de Dança das Mães, com 20 coreografias que foram apresentadas no palco. Um momento peculiar, que trouxe a união de mães e filhos, que juntos, fazem parte do Semear.
Lei Complementar
De acordo com a Lei Complementar sancionada pelo prefeito José Antonio, onde institui o projeto Semear em Programa Semear, fica estabelecido que o Município, por meio da Secretaria de Educação, terá a responsabilidade de desenvolver atividades socioeducativas e esportivas no contra turno das aulas regulares dos alunos em idade escolar de todas as Redes de Ensino, reconhecidas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação, na forma de Anexo Único da presente Lei.
Ainda, o município garantirá a matricula aos estudantes da Educação Básica de Ladário dentro do Programa, através dos critérios e normas regulamentadas e aprovadas pelos Órgãos Colegiados ligados à Educação, obedecendo às diretrizes do Semear, tais como A Formação Pessoal; Convivência e Cidadania.
Homenagens
Na oportunidade, a Secretaria de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos, juntamente com o prefeito José Antonio e coordenadores do Programa Semear, fizeram uma homenagem a ex-Secretária de Educação Eliene Urquiza, que deu o ponta pé inicia ao Projeto que hoje, se torna Programa em Ladário.
“Mais que merecido, nós queremos apenas agradecer pela coragem e dedicação com nossas crianças. Todos nós acreditamos nesse sonho e semeamos junto aos nossos alunos, as vitórias. Meu muito obrigado por esse trabalho, que abraçamos e nos dedicamos ao máximo, regando as nossas crianças com muito aprendizado e educação”, agradeceu Maria Eulina.
Eliene agradeceu e relembrou o início do programa, “Semear é poder regar todos os dias essas crianças, que serão as árvores de amanhã. Iniciamos o projeto com toda dedicação. Acreditamos que através dele, as nossas crianças poderiam se desenvolver ainda mais. Muitos já passaram por aqui, e hoje, são profissionais. Só tenho a agradecer e sentir orgulho de tudo isso. Vocês são o futuro”, mencionou.
Semear
O projeto Semear é baseado em três importantes pilares: Formação Pessoal, Convivência e Cidadania. Com seu segmento “Plantando a Semente da Cidadania”, um dos principais focos do projeto é democratizar o acesso às atividades socioeducativas e culturais de qualidade.
O Semear proporciona aulas de dança, música, xadrez e natação, e atende hoje, cerca de 1300 crianças e adolescentes entre 06 a 16 anos, que estejam devidamente matriculadas nas escolas de Ladário.
São oferecidas oficinas nas modalidades de balé clássico e contemporâneo; educação musical; natação e xadrez em atividades extracurriculares.
Além das oficinas, os alunos recebem o acompanhamento escolar, onde a proposta é reforçar cada vez mais o ensino as crianças e adolescentes. Ao todo, 24 profissionais estão envolvidos no projeto. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação