BrasilNotícias

PF recebe 12 mandados para prender condenados no mensalão

 

A Polícia Federal em Brasília confirmou nesta sexta-feira (15) o recebimento dos 12 mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é que todos os réus se apresentem espontaneamente à polícia em seus respectivos Estados para depois serem encaminhados à Superintendência da PF no Distrito Federal. Uma aeronave já está pronta para o transporte.

A defesa do publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, disse ao iG que discute agora como ele irá se entregar. O advogado do deputado licenciado José Genoino, Luiz Fernando Pacheco, confirmou a ordem de prisão e o petista chegou à sede da Polícia Federal em São Paulo às 18h20. Ele foi o primeiro a se entregar. A ex-funcionária de Marcos Valério Simone Vasconcelos, o ex-sócio Cristiano Paz e o ex-deputado Romeu Queiroz.

O ex-ministro José Dirceu está em casa, em Vinhedo, interior de São Paulo, acompanhado da família e também deve se entregar hoje.

Agentes da PF também estão preparados para ir atrás dos condenados que não se entregarem, mas só poderão cumprir os mandados na residência dos réus durante o dia, ou seja, só a partir de amanhã. Os mandados foram expedidos para ao menos quatro Estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal e São Paulo.

Uma vez em Brasília, os réus ficarão sob custódia da Polícia Federal até o momento em que o juiz de execuções penais expedir o documento para que cada um cumpra a pena de prisão, respeitando-se o regime (fechado, semiaberto, aberto), o Estado de origem e a comarca.

O presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, determinou na tarde desta sexta-feira (15) o trânsito em julgado do processo do mensalão para 16 réus, entre eles Dirceu, Genoino e Valério. Mas nem todos esses réus tiveram o mandado expedido.

Barbosa usou a prerrogativa de decidir sozinho os casos dos réus e das penas em que não há mais possibilidade de recurso, sem necessariamente submeter essa análise aos demais ministros da Corte.

Veja a lista dos réus que têm mandado de prisão:

– Regime fechado:

1. Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil

2. Marcos Valério, operador do mensalão

3. Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério

4. Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural

5. José Roberto Salgado, ex-executivo do Banco Rural

6. Ramon Hollerbach, ex-sócio de Marcos Valério

– Regime fechado, mas que inicialmente será semiaberto

7. José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil

8. Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT

9. Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério

– Regime semiaberto:

10. Romeu Queiroz, ex-deputado (PTB)

11. Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL (atual PR)

12. José Genoino, ex-presidente do PT

 

Por: Da Redação