Ladário

Vacinação contra Pólio e Sarampo atinge 72% da meta em Ladário

Para atingir a meta Saúde realizará ação nas Escolas e CEMEI de Ladário

 

Para atingir a meta Saúde realizará ação nas Escolas e CEMEI de Ladário

Nem mesmo a chuva conseguiu impedir que os pais levassem seus filhos para vacinar durante o segundo Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Pólio e Sarampo, realizada no município, por meio da Secretaria de Saúde. Até o momento, em Ladário, foram imunizadas contra a pólio 1.180 crianças, das 1.655, o que representa 71,29% da meta alcançada. Já contra o Sarampo, foram protegidas 1.062, das 1.469, atingindo os 72,29% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 95%.
Conforme a coordenadora de imunização da cidade, Simone de Araújo Roca Fernandes, mesmo não atingindo a meta, a campanha segue até o dia 28 deste mês, porém, nos dias 26 e 27, quarta e quinta-feira, a equipe da pasta de Saúde, estará realizando uma ação dentro das Escolas Municipais e todos os CEMEI (Centros Municipal de Educação Infantil).

“É importante que todas as crianças sejam vacinadas contra as doenças, uma questão de prevenção e cuidado com os pequenos. Elas deverão estar munidas com os cartões de vacina. As crianças que apresentam alguma alergia a algum componente do leite de vaca, não poderão receber a vacina contra o sarampo, essa vacinação ocorrerá posteriormente. Já a vacinação contra paralisia infantil ocorrerá normalmente”, reforçou Simone.

As doses das vacinas são destinadas às crianças na faixa etária de 06 meses a menores de cinco anos (pólio), e para o Sarampo, as crianças de 01 ano a menores de cinco anos de idade. Todas as doses, também podem ser encontradas nas Estratégias de Saúde da Família, sendo Erico Valle, das 13hoo às 19h00 e João Fernandes e Unidade Mista com atendimentos nos mesmos horários- das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

A vacina ajuda a prevenir os pequenos com o intuito do Brasil, continuar livre da doença, onde há anos não se registra nenhum caso de paralisia infantil. Outro ponto a ser reforçado é a questão também da imunização contra o sarampo, que vem acometendo alguns casos na região Nordeste.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, por isso é necessário que as crianças tomem a vacina, evitando assim uma possível infecção. Embora aproximadamente 90% das infecções por pólio não causem sintomas (são assintomáticas), os indivíduos afetados podem exibir uma variedade de sintomas se o vírus atingir a corrente sanguínea.

No sarampo, os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça cegueira, diarreia grave, infecção de ouvido e pneumonia.

 

Por: Da Redação