Ladário

Vacina de HPV para meninas de 9 a 14 anos está inclusa na Campanha Nacional de Multivacinação

 

Com o objetivo de garantir que menores de cinco anos de idade e crianças de 09 a 15 anos não fiquem sem atualizar seu cartão de vacinação, o Dia D da Campanha de Multivacinação acontecerá neste sábado, 24 de setembro.

Em Ladário as doses estarão disponíveis nas Estratégias de Saúde da Família ESF João Fernandes, ESF Almirante Tamandaré, ESF Erico Valle e Unidade Mista de Saúde. Todas funcionarão no horário de 8h às 17 horas.

Dentre as 13 vacinas disponibilizadas para a campanha está a de HPV que é destinada exclusivamente para meninas de 9 a 14 anos. O esquema vacinal contra o HPV passou por mudanças que diminuíram de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Já para as mulheres que possuem o HIV entre 9 a 26 anos, a rotina da vacinação continuará recebendo o esquema de três doses.

O HPV (papilomavírus humano) é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo e com a intenção de evitar futuras contaminações pelos vírus, o Ministério da Saúde do Brasil em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios adotou a campanha de vacinação contra o HPV, iniciada no dia 10 de março de 2014 como mais uma medida preventiva que deve ser somada ao uso do preservativo e ao exame de Papanicolau.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Ladário é essencial que os pais ou responsáveis levem suas filhas para vacinar, pois o melhor remédio ainda é a prevenção.

Para vacinar é necessário que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e os documentos pessoais do adulto e do menor.

Confira todas as vacinas que serão oferecidas:

Hepatite A; VIP (poliomelite inativada); Vacina Oral Poliomielite Bivalente (VOP); Rotavírus; Meningocócia C; HPV; Pneumo 10; Febre Amarela; Pentavalente; Tetraviral; Dupla adulto; DTP; Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada).

Após o dia D

A Campanha de Multivacinação segue até o dia 30 deste mês. As vacinas serão disponibilizadas apenas na Unidade Mista, localizada na Rua Comandante Souza Lobo, Centro da cidade, das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Já na Estratégia de Saúde da Família – ESF João Fernandes, situada na Rua Riachuelo, Bairro Alta Floresta, o horário de atendimento será das 07h30 às 10h30.

 

 

Por: Da Redação