Ladário

V edição do Afro Fest reforça cultura afro brasileira em Ladário

Noite especial proporcionou muitas apresentações da cultura negra em Ladário

 

Noite especial proporcionou muitas apresentações da cultura negra em Ladário

Com o intuito de reforçar e divulgar a cultura afro brasileira nas comunidades e instituições escolares de Ladário, o município, por meio da Secretaria de Educação e intermédio da Escola Nelson Mangabeira, realizaram nesta quarta-feira, 19 de novembro, a V edição do Afro Fest, que no ano que vem será realizada pela Escola Polo Farol do Norte. O palco para esta grande festa foi o Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi, que recebeu centenas de estudantes, bem como todo o público que lotou o evento.

Os convidados acompanharam apresentações culturais, fomentando a importância da cultura afro brasileira enraizado na vida dos afrodescendentes, através dos costumes, comidas, religião, músicas e ritmos, além de cumprir a lei da divulgação dessa riqueza dentro das escolas de Ladário.

Durante o evento as sete escolas da Reme apresentaram atividades alusivas ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, que foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

“Uma festa muito bonita, que mostra a união da comunidade e da cultura negra em nossa cidade, na busca de afirmar os valores dessas manifestações, onde reflete diretamente junto a nossa população. Toda essa festa mostra que nós estamos caminhando na direção do direito da igualdade e de oportunidades para todos os ladarenses”, disse o Prefeito José Antonio Assad e Faria.

Além disso, também houve apresentações de capoeira-Academia Cordão de Ouro, barracas com comidas típicas, Concurso de Beleza Negra, nas categorias Beleza Juvenil; Beleza Afro Brasileira; Beleza Afro, com os seguintes ganhadores:

Beleza Juvenil- 2º ao 5º ano

Karine Ribeiro de almeida- 595 pontos- Escola Marques de Tamandaré

Leonardo Vinicius de Araújo Couto- 580 pontos- Escola Marquês de Tamandaré

Beleza Afro Brasileira- 6º ao 9º anos

Herica Celia Ortiz da Silva- 344 pontos- Escola Professor João Baptista

Jonathan Nascimento Ribeiro- 339 pontos- Escola Professor João Baptista

Beleza Afro- EJA

Elza Rosa da Silva- 320 pontos- Escola Nelson Mangabeira

Marcos A. da Costa- 288 pontos- Escola Professor João Baptista

 

Por: Da Redação