Ladário

União repassa área da antiga pousada Porto Vitória Régia para Conselho Gestor da Apa Baia Negra

 

A Superintendência do Patrimônio da União juntamente com a Polícia Federal, Ministério Público Federal e os Oficiais de Justiça fizeram na manhã desta quarta-feira, 20 de julho, a reintegração de posse para União – SPU, da antiga pousada Porto Vitória Régia, localizada na estrada que dá aceso a Apa Baia Negra, mais conhecida como Codrasa.

No mesmo ato, a União repassou a área para o Conselho Gestor da APA Baía Negra, que durante três anos estava sob Apreciação judicial. A pousada era ocupada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Siderúrgicas de Corumbá, informou o superintendente substituto da União Carlos Pussolim que esteve durante a ação.

“O presidente desta instituição foi procurado, onde até mesmo foi notificado, pelo fato dele estar ocupando uma área que pertence a União, sem autorização. Tratava-se de uma invasão. Foram três anos de ocupação. E agora, após a reintegração, resolvemos repassar a área para a o Conselho Gestor da APA Baía Negra que dará continuidade a alguns trabalhos desenvolvidos em prol a população que ali vive”, explicou o superintendente da União.

Para a presidente da associação dos moradores da Apa Julia Gonzales, o repasse da área representa mais desenvolvimento para os moradores. “Essa é uma conquista o qual temos que comemorar, pois agora a nossa gente terá um local apropriado para futuras ações, programas e projetos a serem desenvolvidas, assim, como vem acontecendo com trabalhos realizados pela Prefeitura. Com essa sede, teremos mais qualificação, pois os nossos encontros aconteciam debaixo das árvores”, falou Julia.

Já para a o prefeito José Antonio Assad e Faria a doação dessa área para o Conselho Gestor permitirá a realização de trabalhos junto à comunidade.

“Este local será transformado em um Centro Integrado de Atendimento, oferecendo saúde, educação, meio ambiente, segurança, assistência social para os moradores da região. Além disso, também será implantado o núcleo do Geopark Bodoquena Pantanal, facilitando os estudos da área que é muito importante para os moradores, como também quem visita a Apa”, informou o prefeito.

A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Ligia Lopes Teixeira de Santana, o local permitirá a concretização de projetos que foram delineados para essa comunidade, que antes não podiam ser efetivados.

“Vamos conseguir desenvolver trabalhos, como a alfabetização de adultos, cursos profissionalizantes entre outras capacitações, por não ter naquele local uma estrutura física adequada. Agora já podemos iniciar alguns desses projetos pensando para melhorar a qualidade de vida desses ribeirinhos e a sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental”, disse Ligia. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação