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UFPR/ITTI percorre Rio Paraguai para estudar condições de navegabilidade

Última campanha do do projeto de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Rio Paraguai

 

Última campanha do do projeto de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Rio Paraguai

Engenheiros civis e cartógrafos passarão duas semanas embarcados para avaliar os pontos críticos da hidrovia, uma das mais importantes do país. Entre os dias 04 e 20 de novembro, uma equipe da Universidade Federal do Paraná, por meio Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), fará uma nova bateria de estudos na Hidrovia do Rio Paraguai, entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão navegados cerca de 700 km.

Engenheiros civis e cartógrafos irão percorrer o Tramo Norte da Hidrovia entre Corumbá e Cáceres para complementação da batimetria do Rio Paraguai, que é a medição da profundidade do canal para avaliar a possibilidade de navegação. A equipe ainda realizará a medição dos sedimentos em suspenção nas áreas mais críticas de navegação, que representam no mínimo dez pontos, além da instalação de marcos geodésicos, essencial para avaliar a necessidade de dragagem do Rio para melhorar a navegação e o transporte de cargas.

A viagem foi definida em reunião com o 6º Comando do Distrito Naval, de Corumbá, que dará apoio logístico a equipe do ITTI. Essa será a segunda campanha realizada em parceria com a Marinha do Brasil.

Estudo

O levantamento que será realizado no mês de novembro faz parte do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, que está sendo elaborado por solicitação do governo federal, por intermédio da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), órgão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“Além das características físicas, serão estudadas todas as diretrizes de ordem econômica que interagem com o entorno da Hidrovia, conhecendo as questões, socioeconômicas e ambientais da região”, explica Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI.

O resultado será um quadro completo da área de estudo para proporcionar uma Hidrovia econômica e ambientalmente viável, segura e com um uso pleno como corredor hidroviário, capacitando-a para transportar cargas consideradas nas projeções das demandas, até o cenário de 2035.

Rio Paraguai

Atualmente no Brasil, a bacia do Rio Paraguai é uma das hidrovias com melhores condições de navegação. Ela vai de Cáceres, no Mato Grosso, até Nova Palmira, no Uruguai. São 3.442 km que servem Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, dos quais 1.270 km ficam em território brasileiro.

De acordo com dados da Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR), mais de 6 milhões de toneladas de cargas são transportadas pela Hidrovia todos os anos. São transportados principalmente minérios de ferro e manganês a longa distância.
ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovia, hidrovias e portos.

Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também comtemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso e conservação de recursos naturais. (Com informações da assessoria de comunicação do ITTI). (Assessoria de comunicação)

 

Por: Da Redação