Ladário

Saúde de Ladário realiza audiência pública para prestação de contas

Saúde apresentou todas as ações realizadas no quadrimestre de 2014

 

Saúde apresentou todas as ações realizadas no quadrimestre de 2014

A secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, uma audiência pública para apresentar a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2014. A reunião foi aberta ao público e aconteceu na Câmara dos vereadores, localizada na Rua Corumbá, n° 500, centro. Durante a solenidade foram apresentados à população dados mostrados referentes à produção e prestação de serviços de todas as ações ligadas à pasta.

O encontro atende à exigência da Lei Complementar nº 141 de 12 de janeiro de 2012, que determina que a secretaria de Saúde faça uma prestação de contas a cada quatro meses de tudo que já foi e ainda será realizado ao alongo de 2015. Estiveram presentes autoridades e membros da sociedade civil, representantes de classes e profissionais de saúde.

Durante a prestação de contas, foi destacado o investimento em saúde com a construção, ampliação e reforma das Unidades de Saúde; a aquisição de novos computadores e materiais para a sala multimídia; a compra de três novos veículos para melhor atender à população e os funcionários; além da modernização no trabalho dos agentes comunitários com a chegada de tablets para dinamizar a rotina do dia a dia, nas ações feitas junto aos moradores.

Segundo os dados mostrados durante a audiência, o atendimento em saúde vem ganhando novas proporções através de projetos e programas assistidos pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), tais como Cine na Rua; Desfio Saúde; Dia de Combate a AIDS; Mamãe e Bebê e Hiperdia. Em 2014, dois projetos (Cine na Rua, Desfio Saúde) foram premiados em um concurso realizado na cidade de Bonito que reunia todos os municípios para um evento sobre a Produção da Saúde da Família como um todo.

Na oportunidade também foram destacadas a produção e os atendimentos nas unidades de saúde que aumentaram gradativamente de 2008 para 2014. As consultas médicas na Atenção Básica foram de 3903 em 2008 para 18.483 no ano passado. Já as visitas domiciliares de médicos e enfermeiros passaram de 1024 para 2527 atendimentos. A melhoria pode ser notada com o significante aumento dos números das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde que passaram de 23125 para 45373.

O Secretário de Saúde falou sobre a importância do Programa Mais Médico para o município. No final da apresentação houve a participação do público, os responsáveis pela elaboração da audiência pública esclareceram dúvidas e anotaram propostas para melhoria da rede municipal de saúde.

 

Por: Da Redação