Ladário

Saúde de Ladário realiza ação com idosos para combater depressão

Ação visa combater depressão com a terceira idade de Ladário

 

Ação visa combater depressão com a terceira idade de Ladário
Idosos recebem orientações através de brincadeiras

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando durante toda a semana, uma visita nas Estratégias de Saúde da Família, com os integrantes do “Programa do Idoso”, que estende suas ações através do Projeto De Bem com a Vida, proporcionando atividades lúdicas, palestras, rodas de conversa, orientações, passeios, encaminhamentos e atendimentos específicos de acordo com a necessidade e demanda dos grupos formados por idosos em pontos estratégicos no Município.

O programa está incluído dentro das ações do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), que tem o intuito de realizar importantes ações de prevenção e promoção de saúde da população ladarense, que trabalha dando suporte à todas as unidades de saúde do município, e conta com uma equipe multiprofissional composta por Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social e Educador Físico que atua realizando diversas atividades de prevenção, educação e reabilitação da saúde.

Durante os encontros, o assunto abordado está sendo a Depressão, doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. E para tentar combater essa doença, a psicóloga Adriane Wassouf e a Assistente Social Josiane Silveira, levam mais alegria e entusiasmos aos idosos atendidos pelo programa.

“É uma maneira que encontramos de trabalharmos junto a esse público, que muitas vezes necessitam dessas orientações. A depressão é uma doença séria e tem que se ter cuidados especiais. Porém uma simples atenção, uma boa conversa ajuda. A atenção com eles, é necessário”, explicou o coordenador do NASF Henrique Vieira.

Observando todas as orientações, os idosos do ESF Érico Valle, localizado bairro Boa Esperança, receberam o programa de forma divertida. A moradora Maria Antonia de Souza Brandão, que já teve depressão, disse que uma das saídas encontradas para que ela pudesse voltar a sua rotina foi procurar se relacionar com os amigos, mesmo sendo uma decisão difícil para quem passa por esse problema.

“É uma sensação horrível, porém, o primeiro passo a ser seguido é tentar se salvar. E medidas como essas da equipe da secretaria de saúde, nos ajudam bastante, aumenta a nossa autoestima e a alegria de viver. Rir é uma sensação única”, disse Maria Antonia.

Ao todo participam do programa, aproximadamente 200 idosos, atendidos nas Estratégias de Saúde da Família, sendo elas, ESF Romeu Albanese no Centro, ESF Érico Valle Loaiza no bairro Boa Esperança, ESF Almirante Tamandaré no bairro Almirante Tamandaré, ESF João Fernandes e Nova Aliança, que atendem aos moradores dos bairros Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguar e, que funcionam em um mesmo prédio.

 

Por: Da Redação