Ladário

Saúde de Ladário intensifica vacinação contra HPV nas escolas da Reme

 

As meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, matriculadas nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, receberão a partir desta segunda-feira, 22 de setembro, a segunda dose contra HPV (Papiloma Vírus Humano). A ação, que será realizada pelo município, através da Secretaria de Saúde se estenderá durante toda semana, encerrando no dia 26 deste mês.

Em Ladário, a meta é vacinar 713 meninas que se encaixam no grupo de risco preconizado pelo Ministério da Saúde. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Já as meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos de idade e completaram 14 anos, deverão receber a segunda dose. Garotas que ainda não tomaram a primeira dose e vão iniciar o esquema de vacinação, deverão estar na faixa etária entre 11 e 13 anos.

Além das escolas, a vacinação está disponível nas Estratégias de Saúde da Família Érico Valle das 13h às 19h; ESF João Fernandes das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30; e na Unidade Mista das 7h30 às 10h30 e das 13h30 as 16h30, foi o que informou a coordenadora de imunização do município Simone de Araújo Roca Fernandes.

“É importante que as meninas compareçam nas unidades de saúde ou levem suas carteiras de vacinação nas escolas nos dias marcados para aproveitar a oportunidade de se proteger contra a doença, que é muito agressiva, e que em muitos casos, evolui para câncer de colo de útero e morte, por isso a prevenção é a solução saudável, e nossas meninas precisam ter essa consciência”, disse Simone.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. Trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.

A infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

Confira a programação:

22/09- Segunda-feira

08h00- Escola Municipal Professor João Baptista

14h00- João Baptista

23/09- Terça-feira

08h00- Escola Municipal 17 de Março

24/09- Quarta-feira

08h00- Escola Municipal Marquês de Tamandaré

14h00- Escola Municipal Marquês de Tamandaré

25/09- Quinta-feira

08h00- Escola Municipal Pólo Farol do Norte

14h00- Escola Municipal Pólo Farol do Norte

26/09- Sexta-feira

08h00- Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio

14h00- Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio

 

Por: Da Redação