Ladário

Reunião define segurança nas noites de folia em Ladário

 

O município de Ladário por meio da Fundação de Cultura realizou na tarde desta terça-feira, 20 de janeiro, uma reunião para traçar as estratégias de segurança, durante as cinco noites de folia no município. Participaram do encontro os representantes das Policias Civil e Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros e Agência Municipal de Transito (Agemtrat).

“A cada ano que passa o Carnaval de Ladário vem crescendo e atraindo mais foliões de toda a região e se consolidando como uma das festas mais seguras da região do Pantanal. Essas reuniões de planejamento nos ajudam a melhorar a qualidade do nosso evento minimizando possíveis imprevistos”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Ladário.

Reunião define segurança para o Carnaval Cultural 2015

Para este ano, a estrutura do Espaço Folia irá predominar toda a área Central, sendo a Avenida 14 de Março e as ruas Conde de Azambuja e Riachuelo, como uma das principais vias alternativas para recepcionar os foliões pantaneiros.

A Folia de Momo no município começa a partir do dia 31 de janeiro, quando será eleita a Corte de Momo, responsável em comandar a festa da Pérola do Pantanal. O evento começará a partir das 20h00 na principal Avenida da cidade.

Já no dia 13, dia em que o Rei e a Rainha, juntamente com as princesas receberão das mãos do prefeito José Antonio Assad e Faria, as chaves da cidade, será dada a largada para o início do Carnaval Cultural 2015 de Ladário. Logo em seguida o público poderá acompanhar a Exposição Fotográfica, que retrata os antigos carnavais, no antigo Cine Ladário.

Responsabilidade

Na semana passada foi realizada no Tribunal de Júri do Fórum de Corumbá, um encontro com promotores de eventos, e órgãos responsáveis pela segurança de crianças e adolescentes, para alertar sobre a nova portaria que regulamenta a participação de menores de idade no Carnaval da região, bem como em eventos denominados impróprios para pessoas desta idade, como em casas noturnas.

A nova portaria foi apresentada pelo juiz da Infância e Juventude Maurício Cléber Miglioranzi Santos, que na oportunidade reforçou que os pais tem que ter a responsabilidade e cuidados redobrados junto aos seus filhos durante eventos noturnos.

“A ideia é que possamos na verdade concretizar dentro daquilo que é importante, a segurança de nossas crianças e adolescentes. Não será mais necessário os pais ou responsáveis tirarem autorização para a participação dos filhos em eventos, o que fica designado é que haja responsabilidade de todos. Os filhos devem obediência aos pais, no mesmo tempo em que seus responsáveis tem que acompanhar seus filhos”, explicou o juiz da Infância e Juventude.

Ainda conforme Maurício Cléber, pessoas até 12 anos de idade, são consideradas crianças, acima dessa idade até os 18 anos, é considerado adolescente. A partir disso, entra a orientação e responsabilidade por parte dos organizadores dos eventos.

“Todos poderão participar e brincar do Carnaval ou qualquer outra festa, porém, os organizadores dos eventos devem se atentar e identificar essas pessoas com pulseiras ou camisetas, no caso do Carnaval, diferenciados. Sabemos que venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores de idade é crime”, frisou o juiz.

 

Por: Da Redação