Ladário

Protagonismo Juvenil reforça direitos e deveres infanto-juvenil em Ladário

2° edição do Projeto Protagonismo Juvenil de Enfrentamento Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

2° edição do Projeto Protagonismo Juvenil de Enfrentamento Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado da Assistência Social(CREAS), deu início nesta segunda-feira, 03 de agosto, a 2° edição do Projeto Protagonismo Juvenil de Enfrentamento Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tendo como alvo o público infanto-juvenil. Esta edição faz parte do calendário de evento do aniversário da cidade, que completará no dia 02 de setembro, 237 anos de fundação.

Reunindo representantes das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Ensino, bem como programas e projetos desenvolvidos pela administração do prefeito José Antonio Assad e Faria, sendo usuários do Serviço de Fortalecimento de Vinculo- SFV e Projeto Semear, o objetivo principal nesta segunda edição é estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal de cada um deles, mas com as das comunidades em que eles estão inseridos, proporcionando trabalhos junto aos estudantes da Rede de Ensino de Ladário.

“Queremos que esses jovens sejam protagonistas, ou seja, difusores dessas ideias que já estão sendo repassadas a cada um deles. São atividades, como informações sobre o uso de substâncias psicoativas e violação de direitos, que serão levadas diretamente às escolas da nossa Ladário. Outro ponto a ser colocado, será o papel deles enquanto responsáveis em trazer os jovens para juntos, discutirmos essas ideias”, explicou a coordenadora do CREAS- Juventina Alves de Lima.

No primeiro encontro, todos os participantes puderam acompanhar explicações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA- que é uma lei federal (8.069 promulgada em julho de 1990), que trata sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil. Trata-se de um ramo do direito especializado, dividido em partes geral e especial, onde a primeira traça, como as demais codificações existentes, os princípios norteadores do Estatuto. Já a segunda parte estrutura a política de atendimento, medidas, conselho tutelar, acesso jurisdicional e apuração de atos infracionais.

Participando pelo segundo ano consecutivo, Evandro Fernandes (17), que faz parte do SFV- disse que além de importante, o jovem na hora de participar, tem que se esforçar ao máximo, cobrando não só seus direitos, como também seus deveres.

“É muito importante que nós jovens possamos participar desse evento, afinal, nada melhor do que ser protagonista de algo que vai buscar seus direitos e deveres. Pois através disso, podemos encontrar um melhor sentido para nossa vida, podemos mostrar a nossa essência através da arte, uma das propostas do projeto, e por isso a ideia de conscientizar os adolescentes, mostrando que eles não precisam recorrer para o caminho errado como a violência ou as drogas e sim investir nas coisas que fazem bem”, falou Evandro.

Além disso, no dia 05 de setembro, haverá a culminância do projeto, A Noite do Protagonismo Juvenil, que terá a responsabilidade de reunir os participantes, que na oportunidade, apresentarão os resultados dos debates feitos ao longo do mês de agosto. Este evento será feito em parceria com a Casa da Cidadania Justiça e Inclusão Social. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação