Ladário

Projeto “Barcas do Saber” será lançado na terça (19), na Camala, em Ladário

 

Incentivar a prática pela leitura será um dos atrativos do Projeto “Barcas do Saber” realizado em parceria com a Marinha do Brasil e a Rede Cascol de Combustíveis, que incentiva a revitalização de bibliotecas, por meio do Projeto “Biblioteca Casa do Saber”.

O projeto consiste em disponibilizar livros de títulos voltados à literatura infanto-juvenil e adulta, culinária, educação para a saúde, artesanato, meio ambiente e curiosidades em geral para comunidades ribeirinhas carentes e também no Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, durante a realização de atendimento médico e odontológico à população ribeirinha, bem como para escolas localizadas em comunidades carentes no rio Paraguai.

O comando do 6º distrito naval, por meio da base fluvial de Ladário construiu cinco barcas do saber e os custos de material foram arcados pela rede cascol. Dentre as barcas confeccionadas, uma será doada para a Secretaria de Educação de Ladário, uma para Secretaria de Educação de Corumbá e as outras três ficarão a bordo do Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano para atendimento a população ribeirinha em suas incursões pelo Pantanal.

Os livros e materiais que integram as barcas foram recebidos de doações e a partir de agora levarão mais cultura e educação as comunidades mais carentes.

O lançamento desse projeto será realizado dia 19 de agosto na Casa do Marinheiro em Ladário (CAMALA), na rua da Camala, s/nº – Centro, a partir das 09 horas da manhã. Participarão da cerimônia de inauguração e entrega: o Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; a Diretora Nacional das Voluntárias Cisne Branco, Sra. Sheila Royo Soares de Moura; Diretora do Departamento Voluntárias Cisne Branco Seccional Ladário, Sra. Luene Garcia Nunes de Oliveira Abreu; o Prefeito de Ladário José Antônio Assad e Farias, a Vice-Prefeita e Diretora Presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Sra. Márcia Rollon; além das Secretárias de Educação dos Municípios de Ladário e Corumbá e demais autoridades locais.

O Projeto “Bibliotecas Casa do Saber”, criado há sete anos, nasceu a partir da ideia de um grupo de funcionários da Rede Cascol e da solidariedade da população brasiliense em tornar a leitura mais acessível em locais afastados e de maior carência de bibliotecas.

A parceria com a Marinha teve início em 2007, quando foi montada uma biblioteca no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília. Em seguida, houve a inauguração de mais três bibliotecas na Vila Naval Visconde de Inhaúma (VINAVI), na Estação Rádio de Brasília, e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB). Anualmente, são feitas visitas nas quatro unidades para substituição de acervo, de manutenção e reposição de mobiliário.

Atualmente, o projeto da Rede Cascol contemplou a Marinha com uma biblioteca no Comando do 1º Distrito Naval no Rio de Janeiro, uma no Navio Polar Almirante Maximiano ( H-41); o Projeto “Barcas do Saber” no Comando do 9°Distrito Naval, em Manaus e no Comando do 6º Distrito Naval, em Ladário.

 

Por: Da Redação