Ladário

Projeto “Barcas do Saber” atenderá alunos da Escola Nelson Mangabeira em Ladário

Barca do Saber atenderá a comunidade ladarenses

 

Barca do Saber atenderá a comunidade ladarenses
Evento contou com apresentações da cultura local

O prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da Secretária de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, participou da cerimônia de entrega do Projeto “Barcas do Saber”. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 19 de agosto, na Casa do Marinheiro em Ladário (CAMALA), sendo o projeto, realizado em parceria com a Marinha do Brasil e a Rede Cascol de Combustíveis, que incentiva a revitalização de bibliotecas, por meio do Projeto “Biblioteca Casa do Saber”.

Ao todo, foram entregues cinco barcas do saber, que atenderão escolas das cidades de Ladário e Corumbá, bem como três barcas, que serão destinadas ao Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, para atendimento a população ribeirinha em suas incursões pelo Pantanal.

Em Ladário, a Escola contemplada foi a Escola Municipal Nelson Mangabeira, localizada no bairro Alta Floresta I, atendendo 285 alunos matriculados regularmente na rede e os moradores da região.

Contente com a entrega, a aluna do Nelson Mangabeira, Clara Melo da Silva (08), disse que agora as viagens pelo mundo da literatura serão muito mais divertidas. “Vou ler todos os livros, e a partir de agora, não só irei atentar a essa nova oportunidade, como também vou falar para meus coleguinhas pegarem os livros, e juntos, embarcarmos na barca do saber, que irá nos proporcionar um mundo de ensinamentos”, disse.

De acordo com o chefe do executivo ladarense, a entrega da barca do saber é uma oportunidade a mais de conhecimento para os alunos, “estamos muito contente com a vinda do projeto em nossa região. Além disso, o barca do saber proporcionará não apenas a oportunidade da leitura, como irá mobilizar a sociedade. Um incentivo a mais na educação de nossas crianças”, comentou.

Os livros e materiais que integram as barcas somam pouco mais de 3 mil exemplares, voltados à literatura infanto-juvenil e adulta, culinária, educação para a saúde, artesanato, meio ambiente e curiosidades em geral.

“Essa foi uma verdadeira gota do saber dentro do Rio Paraguai, que irá levar até essas crianças uma oportunidade única de viajar em meio a tantas histórias que os livros trazem, todos devem aproveitar”, ressaltou o Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

O Projeto

Criado há sete anos, o projeto nasceu a partir da ideia de um grupo de funcionários da Rede Cascol e da solidariedade da população brasiliense em tornar a leitura mais acessível em locais afastados e de maior carência de bibliotecas. Além disso, a sociedade pode participar através de doações, uma vez que, os livros que compõe a barca do saber, serão para os próprios leitores.

“A sociedade deve abraçar a causa, contribuindo com essa navegabilidade, pois as doações dos livros são importantes para que haja essa viagem, um “combustível” para a nossa barca, que tem que ser resposto a cada parada. O nosso objetivo principal é proporcionar literatura e resgatar a cultura da leitura, incentivando crianças e até mesmo adultos. Uma verdadeira viagem junto a nossa barca”, explicou a Diretora Nacional das Voluntárias Cisne Branco, Sra. Sheila Royo Soares de Moura.

A parceria com a Marinha teve início em 2007, quando foi montada uma biblioteca no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília. Em seguida, houve a inauguração de mais três bibliotecas na Vila Naval Visconde de Inhaúma (VINAVI), na Estação Rádio de Brasília, e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB). Anualmente, são feitas visitas nas quatro unidades para substituição de acervo, de manutenção e reposição de mobiliário.

O evento ainda contou com a presença do general-de-brigada, Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira de Corumbá, da Diretora do Departamento Voluntárias Cisne Branco Seccional Ladário, Sra. Luene Garcia Nunes de Oliveira Abreu; a Vice-Prefeita e Diretora Presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Sra. Márcia Rollon, além das Secretárias de Educação dos Municípios de Ladário, Maria Eulina Rocha dos Santos e a de Corumbá Roseane Limoeiro, bem como autoridades, que na oportunidade puderam acompanhar a apresentação dos alunos da Reme de Ladário e da Orquestra Corumbaense de Viola Caipira.

 

Por: Da Redação