Ladário

Prefeitura comemora Dia do Surdo em Ladário

O evento aconteceu na Biblioteca do Sesi em Ladário

 

O evento aconteceu na Biblioteca do Sesi em Ladário

Mediante ao mau tempo que Ladário enfrentou durante as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Surdo, que seria comemorado no município no dia 25 de setembro, o evento foi transferido para a manhã desta segunda-feira, 05 de outubro, na Biblioteca do Sesi.

Os alunos das escolas municipais que atende surdos e deficientes auditivos mostraram nas apresentações do II Encontro de Alunos Surdos da Comunidade Escolar Ladarense suas habilidades em se comunicar em Libras. Ao todo

Taís Chalega interprete de Libras na Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio comentou da importância de ser promovido pelo município eventos como este, “primeiramente o surdo necessita de apoio na escola se ele não tiver um interprete para auxiliar na contextualização da linguagem na sala de aula com o intuito que ele assimile tudo que é ensinado. Porque no momento que ele tem conhecimento e a base na língua de sinais tudo para ele terá mais sentido, fazendo com ele consiga entender o movimento da sociedade”.

Foram apresentadas danças, tais como Trem do Pantanal do Almir Sater e Asa Branca do Luis Gonzaga. Também foram encenados o funcionamento de uma aula a partir da teoria e prática para o auxilio do surdo, aula de educação física e sobre alimentação saudável- pirâmide alimentar, bem como outras atividades. “Todas as apresentações foram realizadas em libras, eles ensaiaram, contextualizaram, aprenderam e puderam adquirir essa aprendizagem de fato”, disse Taís.

Para Solange Martinez, mãe de uma aluna da Reme, deficiente auditiva, a integração proporcionada pela escola a sua filha traz resultados positivos para o desenvolvimento da menina, “ela na escola é igual a todo mundo, ninguém faz diferenciação pelo contrário fazem questão de se comunicar com ela e isso para mim sem dúvidas é uma alegria, pois eu vejo ela cada dia mais interessada nos estudos e olhando também para o seu futuro”.

A Rede Municipal de Educação realiza diversas ações nas escolas com os alunos que possuem necessidades educacionais como forma de desenvolver o maior interesse pelo ambiente escolar. Para isso, a Reme, possui um Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva que é formada por uma professora de Libras, duas pedagogas, intérpretes dentro das salas de aula, professoras das salas de AEE e professoras de apoio.

“Temos trabalhado em nossa administração para atender essas pessoas com o foco na educação inclusiva, proporcionando condições para que cada uma delas possa estar inserida de forma produtiva na nossa sociedade”, enfatizou o prefeito José Antonio Assad e Faria.

A inclusão é essencial para que todos consigam viver em harmonia em um mesmo lugar, pensando nisso, a Secretaria de Educação, também disponibiliza aos ladarenses, aulas gratuitas Libras com direito a certificação ao final do curso. Toda a disciplina é desenvolvida com atendimento educacional especializado, focada as ações cotidianas. “existe um projeto que trabalha com os alunos ditos normais, todas as sextas feiras eles tem aula e tem dado certo, já são dois anos do projeto. Também são disponibilizados aulas para alunos da EJA e para a comunidade local que tenha interesse em aprender a linguagem de sinais”, comentou a professora de Libras, Edneia Lanes da Silva. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação