Ladário

Prefeito José Antonio participa de solenidade do Dia do Soldado

 

O prefeito José Antonio Assad e Faria, participou na manhã desta quinta-feira, 25 de agosto, da Cerimônia alusiva à Semana do Soldado, que foi realizada no 17° Batalhão de Fronteira. Durante o evento, que reuniu autoridades da região, bem como militares e estudantes, que receberam juntos, homenagens e premiações por participarem das atividades inclusas na programação, bem como pelo serviço prestado a Pátria, também houve lembranças à memória do patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias.

Para o chefe do Executivo ladarense, participar das comemorações do Dia do Soldado, vem de encontro reforçar a integração que existe entre a Prefeitura e o Exército, onde os trabalhos refletem diretamente junto a população, destacando a segurança na região.

“Em comprometimento com a segurança na nossa fronteira, trazendo paz, tranquilidade e segurança para todos nós, é importante reforçar a presença das Forças Militares em Ladário e Corumbá, onde o papel desempenhado por eles é muito importante. Dia do Soldado, é uma data para se comemorar e para desejar que, com o passar do tempo, a instituição possa crescer ainda mais, despertando em nossos jovens, o comprometimento com a nossa Pátria. O Exército é um parceiro essencial para a nossa cidade, pois somos aliados em diversas atividades, principalmente nas ações sociais e de segurança junto à Ladário”, disse o prefeito José Antonio.

Já o comandante da 18ª Brigada, general-de-brigada João Denison Maia Correia, a data ressalta o dia do soldado, que é a homenagem ao Duque de Caxias, por tudo o que ele fez em vida ao Brasil e também para o Exército.

“A data marca o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o único duque da nobreza brasileira. Ele tem participação na história do Brasil, desde a criação oficial do Exército, em 1823, nas lutas de libertação, comandou as operações e conseguiu reverter o resultado da campanha, que não nos era muito favorável no início, quando ainda era sob o comando de Bartolomeu Mitre, o presidente argentino. Duque de Caxias se tornou conhecido como “o Pacificador” após sufocar muitas rebeliões contra o Império. Diante dos feitos, até hoje sua memória é lembrada não apenas no Dia do Soldado, mas também em vários rituais e cerimônias do Exército Brasileiro”, explicou o comandante João Denison.

Na oportunidade, estudantes da Escola Municipal Tilma Fernandes, da cidade de Corumbá, receberam premiações por participarem do concurso de redação, promovido pelo Exército, com o tema “O que influência o Duque de Caxias”. Ao todo, cinco alunos tiveram as suas redações classificadas.

“O queremos é mostrar os valores da nossa instituição, onde até mesmo despertar o interesse deles, para quem sabe, mais tarde, poderem escolher uma carreira militar. Mas a nossa principal proposta é estabelecer algumas perspectivas para o futuro de cada uma dessas crianças, que ganham a partir de agora uma visita ao Forte Coimbra”, prometeu o general.

Duque de Caxias

Duque de Caxias nasceu em uma fazenda da então Capitania do Rio de Janeiro. Além disso, Caxias foi senador do Império pelo Rio Grande do Sul, província para a qual também foi nomeado por Dom Pedro II comandante-em-chefe do Exército em operações. Faleceu em 1878 e até hoje sua memória é lembrada não apenas no Dia do Soldado, mas também em vários rituais e cerimônias do Exército Brasileiro, com o uso de uma réplica do seu espadim pelos oficiais formados na Academia Militar das Agulhas Negras. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação