Ladário

Prefeito entrega certificado de participação do seminário de Capacitação Intersetorial do Programa BPC na Escola

 

Os estados, com apoio da União, devem organizar capacitações (presencial ou a distância) de técnicos e gestores das políticas que integram o programa, no âmbito dos municípios

O prefeito José Antonio Assad e Faria entregou na manhã desta sexta-feira, 26 de setembro, em seu gabinete, ao gestor de ações sociais e coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Elvis Augusto da Rocha, o certificado de participação do seminário de Capacitação Intersetorial dos grupos de gestores e técnicos do Programa BPC na Escola (Benefício de Prestação continuada). O programa é desenvolvido pelo Governo Federal que envolve o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério da Saúde – MS e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SEH/PR.

O BPC na Escola tem como intuito promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, preferencialmente de 0 a 18 anos de idade, garantindo, assim, o acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas da área de saúde, educação, assistência social e direitos humanos.

Para Elvis Augusto Rocha, todos os programas federais e estaduais que visam proporcionar melhoria na qualidade de vida da população ladarense é de extrema importância no combate à vulnerabilidade social, pois, “contribui com a família e coloca a Rede do município auxiliando os beneficiários que estão inseridos nos programas, uma preocupação para que haja o desenvolvimento social”, falou.

De acordo com o chefe do executivo ladarense, a adesão deste programa garante as crianças e adolescentes que atualmente se encontram distantes do meio escolar ou que possuem alguma barreira para se manter, onde necessitam juntos ao poder público, “sobrepor diante a estas barreiras e buscar o desenvolvimento cultural e educacional. Com o programa, queremos propiciar condições igualitárias juntos promovendo os princípios de todos os alunos beneficiários do BPC”, disse.

Em 2013, os dados do sistema apresentaram 54 usuários que recebiam BPC na Escola, no município de Ladário. Já os deste ano, serão abertos no mês de outubro. O programa tem possibilitado que estados, Distrito Federal e municípios somem esforços ao Governo Federal para ampliar a discussão sobre as barreiras sociais existentes e não reconhecidas em relação às pessoas com deficiência e construir alternativas para avançar na concepção e na implantação de um ambiente social mais inclusivo, que favoreça não só os beneficiários do BPC, mas todos os cidadãos.

O Programa BPC NA ESCOLA tem quatro eixos principais

  • identificar entre os beneficiários do BPC até 18 anos aqueles que estão na Escola e aqueles que estão fora da Escola;
  • identificar as principais barreiras para o acesso e permanência na Escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC;
  • realizar estudos e desenvolver estratégias conjuntas para superação destas barreiras;
  • realizar acompanhamento sistemático das ações e programas dos entes federados que aderirem ao Programa.
Por: Da Redação