Ladário

O Senhor Edson Arguelho comemora os seus 90 anos de idade na véspera do dia de Nossa Senhora dos Remédios

Senhor Edson Arguelho da Silva (Foto: Divulgação)

 

Senhor Edson Arguelho da Silva (Foto: Divulgação)
Edson Arguelho e esposa (em memória) (Foto: Arquivo/Família)

O senhor Edson Arguelho da Silva, nasceu em 23 de outubro de 1924, véspera do dia em comemoração a Nossa Senhora dos Remédios. Nascido em Ladário, foi para o Rio de Janeiro aos seis anos de idade, retornando a Ladário somente com 15 anos de idade.
No ano de 1941, com 17 anos, entrou na marinha de Ladário, e em julho de 1943, de recruta passou a pronto. Casou- se em 08 de janeiro de 1944, no religioso, e no mesmo ano foi para o Rio de Janeiro cursar a Motorista e Infantaria.

Em 1944 fez várias viagens como militar, passando pela Bahia, Rio de Janeiro e outras regiões do Brasil. Durante o período da 2ª Guerra Mundial, pode sentir na pele a adrenalina de quase entrar em combate, pois os soldados da Marinha ficaram à disposição e passaram por instrução e pelotão elétrico, mas não chegaram a lutar na guerra.

Ele conta que serviu como Fuzileiro Naval ao lado do ilustre tenente Maximiano José dos Santos, que de acordo com ele: “O Maximiano foi um grande Chefe de máquina no Navio Parnaíba”.

Sobre sua grande paixão, ele afirma com muito entusiasmo: “A Marinha foi mãe e pai, uma verdadeira família”. No entanto, sua atuação na Marinha do Brasil durou pouco tempo. Devido a um acidente no ano de 1958, enquanto estava a serviço da Marinha como motorista, ficou impossibilitado de trabalhar e se aposentou por invalidez.

Ao lembrar da cidade e Antigo Cine Ladário ele conta: “Ah, Ladário na época em que retornei do Rio de Janeiro era do trilho pra baixo, os postes de luz eram de madeira. A água era transportada em carro de boi, e só chegou a água encanada no ano de 1950. O cinema foi conhecido como Cinema Casamenteiro.”

Hoje, com 90 anos de idade, tem uma extensa linha genealógica que vai de 9 filhos, sendo 7 homens e 2 mulheres, desses 7 homens, 3 são falecidos. Possui 32 netos, 54 bisnetos e 3 tataranetos. De seus filhos, o mais conhecido é o Carlinhos Mamãe.

O senhor Edson Arguelho, reformado da Marinha como 3º sargento, hoje é um belo exemplo de qualidade de vida, um exemplo de pessoa que passou por vários momentos históricos da então Ladário que ganhou destaque com a transferência do Arsenal da Marinha no ano de 1873.

 

Por: Daiane Lima dos Santos – Historiadora