Ladário

Novembro Azul: Em Ladário, palestras orientam sobre doenças relacionadas à saúde do homem

Palestra repassou orientações sobre a saúde do homem

 

Palestra repassou orientações sobre a saúde do homem

Mais de dez homens, o que acaba sendo um número considerável, participaram na tarde desta terça-feira, 18 de novembro, do ciclo de palestras que estão sendo realizadas nas Estratégias de Saúde da Família, de Ladário, que tem como tema a prevenção do câncer de próstata.
Todos esses encontros são realizados dentro da programação do “novembro azul”, que também chama à atenção para a atitude dos chefes de família, a outras doenças relacionadas à saúde do homem, principalmente na faixa etária acima dos 40 anos de idade.

Em Ladário, durante todo o mês serão realizadas as palestras nas sedes das ESF’s. Na ESF Erico Valle, segunda a ser visitada, a palestras foi ministrada pelo médico Julio Cezar de Souza, que repassou as orientações necessárias para a prevenção da saúde do homem.

“O Novembro Azul é uma importante campanha de conscientização do câncer de próstata, e outras doenças. Por isso, é necessário que não haja dúvidas e nem receios, principalmente o preconceito contra a doença. A prevenção ainda continua sendo o melhor diagnostico e remédio, pois através disso, as chances de cura aumentam, prolongando a vida do paciente”, disse Julio.

Atento às orientações, Cornélio Martine (70), disse que a partir de agora irá criar coragem e frequentar as ESF, já que neste ano, ele acabou enfrentando um problema de saúde, onde também foi realizado ao exame para detectar o câncer de próstata.

“Com esse incentivo e orientações necessárias, a partir de então, vou começar a procurar atendimento médico com mais frequência. O médico repassou tudo certinho, os sintomas e ainda mais, nos alertou sobre a prevenção de outras doenças como a hipertensão, que as vezes é silenciosa e quase ninguém sabe que tem. O melhor remédio neste caso é a prevenção, sempre”, argumentou Cornélio.

O mês foi escolhido, pois comemora-se em 17 de novembro o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. E por isso, durante todo esse período a Secretaria de Saúde, realizará nos Postos de Saúde da cidade encontros com os homens ladarenses para orientá-los e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Em 2013, a campanha atingiu índices consideráveis a população masculina participou das ações de conscientização e prevenção realizadas. E para este ano, é esperado que o número de homens que irão até as unidades de saúde em busca de esclarecimentos, aumente.

Além disso, participaram do encontro a Gerente de Assistência a Saúde, Elis Rosangela Ribas Flor, toda a equipe do ESF Érico Valle, bem como o Secretário de Saúde Cleber Colleone, que enfatizou a importância da prevenção do câncer e também reforçou que as ESF’S, estão de preparadas para receber a população. “contamos com profissionais capacitados, e por isso, é importante que todos, principalmente os homens, passem a procurar os nossos atendimentos”, destacou.

 

Por: Da Redação