Ladário

Músico Capixaba vem a Ladário para conhecer Viola de Cocho e tocar com Seo Sebastião

kkkkk

 

Músico capixaba Mauricio Faria e o mestre artesão Seo Sebastião - especialista em produzir a Viola de Cocho, se apresentaram na recepção do deputado João Grandão, em Ladário (Foto: Domingos/Pérola News)

O Lions de Ladário foi palco de um encontro musical, inédito e inusitado, na manhã deste sábado, 21 de novembro: uma centenária Gaita Alemã de Oito Baixos e uma Viola de Cocho tocaram canções conhecidas como Romaria e Menino da Porteira alegrando, os participantes do encontro com o deputado estadual João Grandão, organizado por lideranças petistas ladarenses.

A história, que acabou em musica e muita emoção, começou quando o músico capixaba Mauricio Faria, de 69 anos, iniciou uma peregrinação em busca do mestre artesão, Seo Sebastião, especialista em produzir a Viola de Cocho. Fascinado pelo instrumento, que é classificado como Patrimônio Imaterial e Cultural de MS, Mauricio, que é economista e consultor, ao lado de sua companheira, a professora da UFMS em Campo Grande, Mara Lucia Torrecilha (que é corumbaense), passou a manhã toda “caçando” o artesão pela cidade.

“Pegamos um táxi e saímos a procura do Seo Sebastião. Quando estávamos de plantão em frente a casa dele soubemos que ele estava aqui e viemos rapidamente. Encontrar este senhor, e ter o prazer de tocar com ele não tem preço no mundo que pague. Estou muito emocionado”, destacou.

Já o artista ladarense não escondia a satisfação de ver que seu trabalho está sendo reconhecido em todo o Brasil. “Fico muito satisfeito de saber que a nossa cultura está sendo divulgada por este mundão”, ressaltou.

Filme rompe fronteiras

Segundo Maria Luca Torrecilha, seu companheiro ficou sabendo por ela sobre a Viola de Cocho. Ela conta que ao assistir o curta-metragem de Seo Sebastião “O Trem Fantasma e a Viola de Cocho”, exibido no Campus da UFMS, na capital do Estado, contou para Mauricio Faria sobre o instrumento. “Logo ele se animou e disse que precisava conhecer o Seo Sebastião e o instrumento. Ai viemos para cá passar umas semanas. Estamos felizes de ter atingido nosso objetivo”.

O filme faz do projeto Revelando Brasis, da Petrobras e foi produzido e dirigido pelo ladarense, Sebastião de Souza Brandão, mais conhecido como ‘Seo Sebastião’. Em 15 minutos a película conta a história de uma lenda conhecida pelos ferroviários e também da viola de cocho, desde a sua confecção até o produto final.

Afinação

Para a reportagem do Pérola News, Mauricio Faria disse que estava curioso quanto a afinação da Viola de Cocho. Depois de tocar com o mestre Sebastião, o capixaba garantiu que o instrumento é rico, como afinação interessante e voltará mais vezes ao pantanal.

 

Por: Montero Netto