Ladário

Município de Ladário realiza atividades para celebrar Dia do Trabalhador

 

Para comemorar o dia do trabalhador, o município realizará neste domingo, 01 de maio, uma ação para homenagear os trabalhadores ladarenses.

O evento que terá início, às 08h00, acontecerá na praça do Bairro Almirante Tamandaré, parte alta da cidade e será aberto à população. Reunindo todas as Secretarias, Fundações e Autarquias, a ação contará com várias atividades, entre elas danças, apresentações teatrais, música e outros atendimentos destinados aos ladarenses.

O dia é lembrado desde1886, quando na cidade de Chicago (Estados Unidos), no dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

Neste mesmo dia, ocorreu nos Estados Unidos, uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais.

Já no Brasil, em 1940, o 01 de maio, foi remoto quando o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer). Um ano depois foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação