Ladário

Mobilizando toda a população, Ladário realiza Educação em Saúde nas ruas do município

Até o momento Ladário registrou 111 notificações

 

Até o momento Ladário registrou 111 notificações

Com o proposito de alertar a população sobre os riscos de doenças, como dengue, chikungunya, raiva animal e leishmaniose, o município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, está colocando os agentes de endemias e comunitários nas ruas, percorrendo de casa em casa em todos os bairros de Ladário. A iniciativa faz parte de uma “guerra”, levando todas as informações até os moradores, através da Educação em Saúde.

“Manter o contato e explicar é um dos nossos deveres. Sabemos que essas doenças vêm aparecendo, e já são realidade em nossa região, por isso existe a preocupação. Queremos antes de tudo, enfatizar a importância da prevenção. Os moradores tem que ter a consciência de ajudar e ser mais um soldado neste batalha”, explicou Talita Guimarães de Araújo Piovezan, coordenadora do Controle de Vetores de Ladário.

Convocada para a “guerra”, a moradora do Seac, Jessica de Arruda (23), recebeu a todas as informações, atenta, além de fazer a sua parte, cobrou a parte dos vizinhos.

“Uma boa iniciativa que ajudará muitas pessoas, ainda mais no período em que estamos, onde doenças como dengue e chikungunya vem aparecendo. O melhor remédio é a prevenção, por isso é preciso a participação de todos nós nesta guerra, querendo ou não, é um dever de todos. Não adianta eu e minha família fazer a nossa parte se quem mora ao lado não se juntar e também cumprir com seu dever, tudo isso será um trabalho perdido”, disse Jessica de Arruda.

Cumprindo também todos os seus deveres, Guilherme de Melo (77), foi um dos que recebeu a visita da equipe. Na oportunidade, o aposentado disse estar preocupado, porém sempre que pode mantém seu quintal limpo e não deixa água acumulada.

“Apesar da idade, procuro sempre limpar meu quintal. A dengue e a febre chikungunya são doenças que são transmitidas pelo mesmo mosquito. Já percorri todo o Estado e já vi pessoas morrerem por conta da dengue. Não devemos “dormir” no ponto. Além das orientações, fazer valer é o nosso dever”, falou Guilherme.

Até o momento Ladário registrou 111 notificações, sendo destes, seis casos confirmados de dengue. Os números correspondem até a semana 28, que foi de 12 a 18 de julho, conforme apontou o Boletim Epidemiológico do Estado.

Além dos casos notificados, a pasta apresentou Índice de Infestação Predial 1,28%. Ou seja, é muito próximo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de 1%.

Os Bairros que apresentam o alto risco de dengue é o Alta Floresta I e II com 2,75%, seguido do Nova Aliança e Potiguá que é de 2,39%. Os de médio risco são Mangueiral e Mutirão com 1,68%, Almirante Tamandaré (Cohab) 1%. Já Seac, Santo Antonio e Boa Esperança e Centro estão abaixo de 0,85%.

Problema antigo

Um dos problemas que mais resultam e se torna a principal causa dos focos do mosquito da dengue, é a constante falta de água nos bairros, onde para tentar amenizar essa situação, os moradores acabam estocando água em reservatórios que servem em sua maioria, como criadouro do Aedes Aegypti.

De acordo com o último levantamento do município, os reservatórios em caixa d’água a nível de solo sãos os grandes responsáveis pela proliferação, sendo (82,28%).

“Essa é uma das nossas principais preocupações. De cada 10 focos, podemos encontrar 08 nesses recipientes utilizados como criadouros do mosquito. Todos devem colaborar e dedicar 10 minutos de seu tempo na semana para a limpeza e verificação dos locais que servem como foco. Dessa maneira Ladário não sofrerá com a doença”, finalizou Talita.

Cinema com palestra

Além disso, além das informações, a equipe da pasta aproveita e convida os moradores para participarem de um encontro, onde as informações serão debatidas. Ainda, eles poderão prestigiar um vídeo, que irá demonstrar como a prevenção pode ser feita de maneira simples e rápida, evitando desta maneira um surto da doença no município. (Assessoria de Imprensa-PML)

Programação

  • Almirante Tamandaré – 10/08/2015 – Associação de Moradores da COHAB – Responsável: Presidente de Bairro, Anibal Carlos Monzón Novena;
  • Alta Floresta I/II – 11/08/2015 – Associação de Moradores da Alta floresta – Responsável: Presidente de Bairro, Rosilene de Campos;
  • Centro – 12/08/2015 – Antigo cinema da cidadania – Responsável: Beatriz Cavassa de Oliveira;
  • SEAC – 12/08/2015 – Antigo cinema da cidadania – Responsável: Beatriz Cavassa de Oliveira;
  • Boa Esperança – 13/08/2015 – Associação de Moradores da Boa Esperança – Responsável: Presidente de Bairro, Getúlio Alves Barbosa;
  • Nova Aliança – 14/08/2015 – Escola Municipal Marquês de Tamandaré – Responsável: Diretor da Escola, Renato Giordano Teixeira;
  • Santo Antônio – 21/08/2015 – Associação do Santo Antônio – Responsável: Secretária da Assistência Social, Jane Contu.

 

Por: Da Redação