Ladário

Missa Sertaneja anuncia o último dia do São João Pantaneiro

 

Na noite desta quinta-feira (23), a tradicional missa sertaneja no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios deu inicio ao último dia do São João Pantaneiro em Ladário. Centenas de fiéis acompanharam a celebração realizada pelo pároco Celso Ricardo.

Os devotos acompanharam com muita fé cada detalhe da missa que contou com músicas acompanhadas pelos cururueiros e o banho de São João na igreja. O prefeito José Antonio Assad e Faria participou do ato acompanhado da primeira dama, Gisele Maria Saab Assad e Faria, bem como de toda sua equipe de governo.

O prefeito José Antonio enfatizou resgate cultural da tradição ladarense em festejar e homenagear São João de forma singular e especial, “A missa tem uma celebração diferenciada das demais, o acompanhamento é realizado por músicas regionais que relembram a cultura da terra, e é dessa forma, que agradecemos e celebramos o nosso São João Pantaneiro”.

Após o término da celebração, além da festa que acontecia na praça em frente ao santuário, os festeiros ladarenses realizaram em suas casas festas em homenagem ao santo.

Dando continuação aos ritos tradicionais da festa junina, o mastro de São João foi erguido ao som do autêntico cururu, cantado e tocado por cururueiros ladarenses. “É muito bonito todo esse simbolismo, eu moro aqui em Ladário há mais de 20 anos e mais ou menos há seis anos venho todos os anos prestigiar essa festa que está cada dia mais bonita”, comemorou Cibele Pereira.

Para a Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, o cultivo das tradições culturais serve para fomentar ainda mais os festejos, “é histórico o fato da suspenção do mastro de São João dar inicio as festividades do dia de São João e nós fazemos questão de manter a tradição dos festeiros”.

O Arraial do banho de São João que foi organizado pela Fundação de Cultura e Secretaria de Fomento ao Desenvolvimento Econômico contou ainda com concursos de andores, quadrilhas das escolas e comunidade, e uma vasta variedade de comidas e bebidas típicas na praça da alimentação, durante os dois dias de festejo. (Assessoria de Imprensa PML)

 

Por: Da Redação