CorumbáEstadoLadário

Mergulhadores do 6º DN contribuem com inspeção realizada na Ponte

Militares da Marinha do Brasil se preparam para o mergulho

 

Militares da Marinha do Brasil se preparam para o mergulho

Militares do Comando da Flotilha de Mato Grosso realizaram mergulho, na região de Porto Morrinho, com o propósito de auxiliar na inspeção realizada no pilar da ponte atingida pelo empurrador Alto Paraná de nacionalidade Paraguaia, no Rio Paraguai, ocorrido em 26 de agosto do ano corrente.

O Grupo de Mergulho do Comando da Flotilha de Mato Grosso é formado por militares que estão adaptados ao mergulho em ambiente ribeirinho, o qual possui a peculiaridade, sobretudo, da elevada correnteza, da baixa visibilidade, da presença de animais predadores e dos derelitos. Os mergulhos nos rios pantaneiros devem ser sempre precedidos de uma criteriosa avaliação de risco. São algumas atribuições dos militares do Grupo de Mergulho: auxílio à manutenção e realização de reparo de meios flutuantes e instalações apoiadas; busca e resgate de pessoal e material; e auxílio à docagem e à desdocagem de navios.

A inspeção foi efetuada pelos mergulhadores da Marinha que, em conjunto com o engenheiro civil da concessionária responsável pela administração da ponte, conseguiram obter informações precisas dos possíveis danos causados pelo impacto da colisão. O mergulho chegou a atingir 6 metros de profundidade e circunscreveram todo o pilar atingido. Foram obtidas diversas imagens submersas, além de um vídeo, visando auxiliar na elaboração do laudo de verificação.

 

Por: Da Redação