Ladário

Ladário receberá 16 rondonistas no próximo sábado

 

O município de Ladário, através da Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, receberá no próximo sábado, 19 de julho, 16 universitários, que fazem parte do Projeto Rondon. A vinda dos rondonistas (como são chamados os profissionais no projeto, incluindo professores e universitários), será para realizar um diagnóstico do território local, incluindo a região da Apa Baía Negra, conhecida como Codrasa, localizada na Zona Rural.

De acordo com o secretário da pasta, Jorge de Castro, que também responde pela secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a chegada desses estudantes é muito importante, uma vez que, além de conhecer as potencialidades naturais, o projeto também possibilita o conhecimento do território nacional a jovens que estão em fase de conclusão em seus estudos.

“Ladário, já recebeu esses jovens, e nessa oportunidade o nosso foco principal será voltado aos estudos e pesquisas da Apa Baía Negra, uma potencialidade turística e ecológica, localizada em Ladário. Um verdadeiro diagnóstico será feito, mostrando as nossas riquezas e também problemáticas, o qual iremos resolver futuramente”, disse De Castro.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

“Todos os jovens ficarão alojados na sede da Marinha do Brasil, que sempre contribui para a realização de projetos e programas dentro da região do Pantanal. Uma parceria que reforça as ações cívico-sociais destinadas à comunidade”, informou o gerente da pasta de fomentos Mauricio Hiratuka.

Educação ambiental

Os rondonistas também irão trabalhar a Educação Ambiental, levando para a população a importância de se manter uma cidade limpa, o que já vem sendo feito ao longo do ano, por meio de campanhas de conscientização junto à população.

“Vamos aproveitar a vinda deles e reforçar a campanha de conscientização da limpeza urbana, mostrando que a população também tem que fazer a parte dela. Afinal, manter terrenos e quintal limpos é dever de todos”, finalizou Jorge de Castro.

 

Por: Da Redação