Ladário

Ladário realiza VII edição do Fest Afro neste sábado

 

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Educação e da Escola Municipal Professor João Baptista, realizará neste sábado, 03 de dezembro, a VII edição do Fest Afro. O evento terá início, às 19h, na sede da unidade escolar João Baptista, localizada na rua Saldanha da Gama, nº 2.2245.

Fazendo parte das comemorações alusivo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o evento trará apresentações, como danças, teatro, música, comidas e bebidas típicas, que lembrem as tradições afro brasileira.

Além disso, durante a festa, haverá desfiles que irá eleger o Garoto e Garota Afro, uma tradição durante o evento.

O intuito do evento é proporcionar a cultura afro brasileira nas comunidades e instituições escolares, trabalhar a autoestima dos alunos e familiares negros, destacando a beleza negra, o orgulho e a valorização de ser negro.

Com a realização do Fest Afro 2016, a pretensão é valorizar a cultura afro brasileira, colaborando com o desenvolvimento social e cultural, assim como interagir com as comunidades de bairros, através das lideranças das associações e escolas do município.

Para prestigiar, já estão sendo colocados para o público, os ingressos no valor de R$ 2,00 e a mesa a R$ 20,00. Conforme a organização, todo o dinheiro arrecadado, será revertido para o custeio da festa.

Entenda a data

A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação