Ladário

Ladário promove primeiro colóquio “Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva: a escola e a diversidade

Evento foi alusivo a semana Nacional de Luta pela Educação Inclusiva na cidade

 

Evento foi alusivo a semana Nacional de Luta pela Educação Inclusiva na cidade

O município de Ladário sediou na tarde desta segunda-feira, 14 de abril, um Colóquio com o tema “Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva: a escola e a diversidade. O evento que aconteceu na sede do Marisco, faz parte da programação organizada pelo município, através da Secretária de Educação, a semana Nacional de Luta pela Educação Inclusiva.

“É um momento o qual devemos nos atentar e mostrar que não existe diferença. O ensino de qualidade, que Ladário tem a oferecer, está direcionado a todos. E os nossos profissionais estão altamente capacitados para trabalhar com a educação inclusiva. Desta maneira, criamos um relacionamento integral entre escola, alunos e sociedade, fazendo o ensino chegar a todos, independente das deficiências”, disse a secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos.

O prefeito Jose Antonio Assad e Faria, destacou a importância do evento e falou das qualificações proporcionadas aos professores. “Estamos no caminho certo, através de uma educação de qualidade e inclusiva, os trabalhos vem aparecendo a cada dia e os nossos objetivos estão refletindo positivamente com os nossos profissionais, alunos e principalmente com a sociedade”, destacou.

Ao todo, a Rede Municipal de Ensino de Ladário atende 41 alunos com Necessidades Educacionais Especiais, que estão matriculados regularmente na REME, e desde 2009, na cidade, funciona o Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva que tem como uma das metas orientar e auxiliar a comunidade escolar nos processos de inserção, permanência e êxito escolar dos alunos.

Conforme a secretaria de educação, atividades como o acompanhamento escolar, estimula o desenvolvimento social e comunicativo, aprimorando o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas; diminuir comportamentos que interferiam com o aprendizado e com o acesso às oportunidades de experiências do cotidiano da comunidade escolar.

Palestras

Além disso, o colóquio proporcionou duas palestras. Abrindo o bate papo, a Professora e doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus Pantanal. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, ministrou a palestra com o tema “Inclusão: definindo quem é o aluno com necessidades especiais”. “Não adianta uma boa escola se ela não está preparada para receber a educação inclusiva, que tem uma metodologia não diferenciada, mais sim, normal, onde atende os alunos que podem realizar um acompanhamento escolar e as atividades realizadas dentro da sala de aula. Uma escola boa, é aquela que proporciona um ensino necessário as crianças”, explicou.

Já a segunda palestra, foi ministrada pelo Filosofo, psicólogo e deputado Federal Pedro Kemp (PT). Na oportunidade, ele reforçou a “Educação Inclusiva”, tema de sua fala. “A política de educação inclusiva é muito debatida mais é um grande desafio, uma vez, que exige mudanças e desafios, atitudes, escola para todos. Ladário, faz hoje, esse evento para trabalhar e mostrar que a educação é um direito de todos. É imprescindível que a escola promova uma mudança em seu interior para receber essa diversidade da sociedade”, afirmou.

Atenta, a professora de educação Física, Lara Cristina de Mello Silva, diz que trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais e um desafio e ao mesmo que ensina, aprende com os mesmos. “São trabalhos elaborados que sem duvida alguma as duas partes aprendem. é um desafio e tanto”, indagou.

Participaram ainda do evento, a primeira dama e Secretária de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Maria Saab Assad e Faria; o secretário de Assistência Social, Alexandre Ramos de Ohara; A capitão Tenente Janaina Conti, representando o Contra-Almirante do 6° Distrito Naval, Edervaldo Teixeira Filho e demais autoridades.

Premiação

O coloquio ainda premiou 20 professores da Rede Municipal de Ensino que ajudaram no desenvolvimento de atividades relacionadas aos alunos com necessidades educacionais especiais de Ladário, sendo 10 na categoria Inclusão e 10 na Educação.

 

Por: Da Redação