Ladário

Ladário: Praça 2 de Setembro recebe plantio de mudas de árvores

A fim de ilustrar as ações de plantio realizadas no pantanal foram doadas mais de 2.000 mudas

 

A fim de ilustrar as ações de plantio realizadas no pantanal foram doadas mais de 2.000 mudas

A Fundação de Meio Ambiente de Desenvolvimento Rural em parceria com o CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), e a Embrapa Pantanal, fizeram na manhã dessa sexta-feira, 22 de maio, o lançamento do projeto ‘Ladário Plantando uma Boa Ideia – Biomas Pantanal’. O evento ocorreu na praça 2 de setembro, na Avenida 14 de março, centro da cidade.

Com o objetivo de encontrar formas de recuperar a vegetação nativa, e inserir as árvores nos sistemas produtivos locais, foram doadas mais de 2.000 mudas que ajudarão no auxilio da arborização do município.

Este projeto, que teve inicio em 2010, é um método de pesquisa que conta com a participação de mais de 300 pesquisadores e professores de diferentes instituições de todo o Brasil. Ao todo, são 20 projetos de pesquisa em que o foco principal são as árvores nativas da região pantaneira.

A solenidade, contou com a participação do prefeito José Antonio Assad Faria; da pesquisadora da Embrapa Pantanal e responsável pelo projeto, Doutora Cátia Urbanetz; da Chefe geral da Embrapa Pantanal, Doutora Emiko Resende, autoridades civis e militares e crianças das Escolas Municipais e Estaduais.

A atividade teve seu foco voltado para os estudantes, que segundo o prefeito José Antonio serão os responsáveis pela conservação e manutenção das mudas que estão sendo integradas a flora da região. “Quero convidar as nossas crianças e adolescentes a refletir sobre os estudos sobre o Meio Ambiente de Ladário, pois vivemos dentro de uma riqueza ambiental imensa. Tudo isso se embeleza com essas duas mil árvores que nos foram cedidas, mas principalmente uma solenidade como esta que estamos vivendo é o momento de se pensar nas nossas lutas para que a gente possa ter essa Ladário bonita que queremos, e um dia velhinhos quando nós já estivermos, esteja vendo vocês lideres comando o poder público, estarem apresentando a nossa cidade, muito mais bonita do que ela é hoje”.

O Diretor Presidente da Fundação de Meio Ambiente de Desenvolvimento Rural, Elemar Ebelling enfatizou que a meta maior de alcance de preservação e cuidado são para os nossos jovens. “Eles serão os responsáveis pelo futuro da arborização da nossa cidade”. Já a pesquisadora e chefe geral da Embrapa Pantanal, Emiko Resende, pontuou a importância das árvores no ambiente em que vivemos e os cuidados que devem ser tidos para que não haja depredação. “O projeto surgiu em função do Código Florestal com a necessidade de proteger áreas arborizadas, e nós resolvemos fazer isso como forma de trabalhar a Mata Atlântica, o Pantanal e a Amazônia para que possamos ter um aumento de arvores que possam produzir as duas funções, desde a alimentação, a produção de materiais, contribuindo assim para o controle dos gases do efeito estufa. E contamos com o apoio das crianças e adolescentes nos cuidados dessas mudas que foram plantadas aqui”.

Na oportunidade, a gestora da Escola Estadual 2 de Setembro, Marta Cavalcante dos Santos, assinou um termo de compromisso, se responsabilizando pelos cuidados das mudas plantadas na praça 2 de setembro que fica em frente à escola.

" As árvores são importantes porque são a base do meio ambiente em que vivemos", disse Ernani da Costa Arruda

Reconhecimento

O Sargento Reformado da Marinha do Brasil, Ernani da Costa Arruda, que mora desde 1949 na Avenida 14 de março, recebeu a homenagem de “Agente Defensor da Natureza”. De maneira espontânea, o aposentado cuida das arvores do canteiro da 14 de Março colaborando ativamente nas questões ambientais da cidade se tornando exemplo para a comunidade. “O que leva o seu Ernani a fazer as coisas que ele faz é a certeza de que ele não está fazendo em vão, a certeza de que ele está caminhando e entregando para a juventude de uma geração que vem após ele, um país bonito cheio de bosque e de flores, e ele quer deixar assim, continuando na certeza que nós viveremos em uma cidade ainda mais bonita”, enfatizou o chefe do executivo.

O laureado foi direto. “Eu me senti muito emocionado com a homenagem que recebi hoje aqui, eu sempre gostei das plantas e poder cuidar delas é um imenso prazer”, disse comovido, seu Ernani.

 

Por: Da Redação