Ladário

Município de Ladário participa do Seminário Estadual de Educação

Delegados que representaram Ladário no evento em Campo Grande

 

Seminário da Educação reuniu profissionais da área
Delegados que representaram Ladário no evento em Campo Grande

Os oito delegados que representam o município de Ladário, participaram nos dias 15 e 16 deste mês, do Seminário Estadual de Educação, que definirá os direcionamentos do Plano Estadual de Educação (PEE-MS). O encontro aconteceu na cidade de Campo Grande, no teatro Glauce e Rocha, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, reunindo profissionais da educação dos 79 municípios do estado, com propostas de intervenções no texto-base do PEE discutidos nos encontros regionais.
O PEE-MS é uma organização legal das metas Nacionais aprovadas pela Lei 13.005/2014, sendo o Seminário Estadual, um momento para reflexão coletiva das questões educacionais no Estado, que de forma democrática, direcionará a educação em Mato Grosso do Sul, por um período de dez nos.

Para participação neste Seminário Estadual, o município mobilizou na execução de Seminário Livre local, uma eleição de 14 delegados que participaram do Seminário Regional, em Aquidauana, onde foram destacados 08 delegados para representarem o município no Seminário Estadual, sendo eles: Raimundo Pinheiro; Tania Mendes; Marina Ferreira; Sônia Aparecida; Anizia Summar Mancilha; Delari Maria Ebeling; Jeferson Fardin.

Essa é a primeira vez que Ladário se mobiliza para efetiva participação na criação de um documento de tamanha importância, que terá duração de 10 anos, e influenciará nas ações educacionais legais nos municípios, foi o que informou a Gerente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Ladário, Sandra Laura Garcia.

“Apesar de, segundo a lei do PNE, os municípios terem um ano para a elaboração ou adequação dos seus planos após aprovação da mesma, nosso ideal é que o PME- Ladário esteja pronto ainda neste ano”, disse Sandra Laura.

Ainda de acordo com ela, após este Seminário Estadual a meta é, apoiados na aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE-MS), consolidar o texto base do Plano Municipal de Educação (PME-Ladário), que já vem sendo elaborado desde maio deste ano, por uma comissão constituída especialmente para este fim.

O Plano Municipal de Educação – Ladário será um documento que irá registrar a educação, articular e negociar naquilo que o município tem mais dificuldade, sem preocupações com período de início e fim de gestão municipal, pois já prevê um período legal de vigência, acompanhando as metas propostas na educação em todo o Brasil, “com 20 metas, é o momento em que o município para e discute a educação, uma questão rara, envolvendo a sociedade local”, finalizou Sandra.

 

Por: Da Redação