Ladário

Ladário celebra Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra com Fest Afro 2014

O evento contará com apresentações culturais

 

O evento contará com apresentações culturais

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Educação e da Escola Municipal Nelson Mangabeira, realizará nesta quarta-feira, 19 de novembro, a partir das 19h00, na quadra de esporte do Ginásio Poliesportivo, Hélio Benzi, o Fest Afro 2014. O evento acontecerá alusivo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, feriado em Ladário.

Durante a celebração, os convidados poderão acompanhar apresentações culturais, fomentando a importância da cultura afro brasileira enraizado na vida dos afrodescendentes, através dos costumes, comidas, religião, músicas e ritmos, além de cumprir a lei da divulgação dessa riqueza dentro das escolas de Ladário.

O intuito do evento é proporcionar a cultura afro brasileira nas comunidades e instituições escolares, trabalhar a autoestima dos alunos e familiares negros, destacando a beleza negra, o orgulho e a valorização de ser negro.

Além disso, com a realização do Fest Afro 2014, a pretensão é valorizar a cultura afro brasileira, colaborando com o desenvolvimento social e cultural, assim como interagir com as comunidades de bairros, através das lideranças das associações e escolas do município, foi o que informou uma das organizadoras do evento Rosana.

Dentro da programação está incluso a participação das sete escolas da Reme, apresentação de capoeira-Academia Cordão de Ouro, Concurso de Beleza Negra, ns categorias Beleza Juvenil; Beleza Afro Brasileira; Beleza Afro. A entrada custará o valor de um real.

Entenda a data

A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.

 

Por: Da Redação