Ladário

Ladário atinge mais de 80% da meta de vacinação contra pólio e sarampo

 

Os pais ou responsáveis de crianças, que se encaixam na faixa-etária de 06 meses a menores de cinco anos (pólio), e crianças de 01 ano a menores de cinco anos de idade (sarampo), tem até esta sexta-feira, 28 de novembro, quando se encerra a Campanha de vacinação, para levar os pequenos nos três pontos de vacinação disponibilizados pelo município e garantir a imunização contra a Poliomielite e Sarampo.

Até o momento, foram imunizadas contra a pólio 1.369 crianças, das 1.655, o que representa 82,72% da meta alcançada. Já contra o Sarampo, foram protegidas 1.210, das 1.469, atingindo os 82,37% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 95%. Segundo a Coordenadora de Imunização da cidade Simone de Araújo Roca Fernandes, os pais devem se atentar que amanhã (28) é o último dia da Campanha e que a vacina é de suma importância, já que ajuda na proteção contra doenças que há anos não é registrada no Brasil, como o caso da Pólio.

“Os pais devem levar as crianças que se encaixam na faixa-etária em qualquer ponto disponibilizado pelo município, porém, a nossa equipe da Saúde realizou uma ação dentro das escolas e das CEMEI, o que também acabou ajudando na meta a ser alcançada. A Proteção é a única solução para prevenir doenças graves, além de manter o cartão de vacina da criança em dia. A campanha não será prorrogada”, explicou Simone.

As doses das vacinas podem ser encontradas nas Estratégias de Saúde da Família, sendo Erico Valle, das 13hoo às 19h00 e João Fernandes e Unidade Mista com atendimentos nos mesmos horários- das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, por isso é necessário que as crianças tomem a vacina, evitando assim uma possível infecção. Embora aproximadamente 90% das infecções por pólio não causem sintomas (são assintomáticas), os indivíduos afetados podem exibir uma variedade de sintomas se o vírus atingir a corrente sanguínea.

No sarampo, os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça cegueira, diarreia grave, infecção de ouvido e pneumonia.

 

Por: Da Redação