Ladário

Ladário 237 anos: Mulheres discutem Políticas Públicas na 4ª Conferência Municipal realizada em Ladário

Evento aconteceu na sede do Lions Clube de Ladário

 

Evento aconteceu na sede do Lions Clube de Ladário

Com o objetivo de discutir e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero, a Superintendência de Politicas Públicas para as Mulheres realizou durante toda quinta- feira, 27 de agosto, na sede do Lions Clube de Ladário, a IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A Conferência que faz parte das comemorações alusivas aos 237 anos da cidade teve como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.

O evento foi aberto pelo prefeito José Antonio Assad e Faria que destacou em sua fala a importância da mobilização, “é aqui na Conferência que a sociedade organizada se apresenta e expõe várias opiniões para melhorar e aprimorar as políticas públicas, suprindo dessa forma, os problemas, transformando Ladário na cidade que queremos”.

Já superintendente de Politicas para as Mulheres, Creuza Elizabeth, enfatizou sobre a relevância da conferência, “este é um momento único para que governo e sociedade civil possam trocar experiências, o governo para se mostrar sensível as reivindicações desta categoria e a sociedade civil para dizer em que pode contribuir para uma gestão que traga mais direitos e poder para as mulheres”.

Como atração especial do evento, o grupo teatral ladarense Tesouro Pantaneiro, apresentou as conquistas das mulheres com o decorrer do tempo, desde a mulher da caverna, indígena, escrava, princesa, votante, militar, policial, esportista até a presidente do país.

Após a cerimonia de abertura, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, que precedeu a realização da palestra com o tema: “Mulher e poder”, ministrada por Adelma Pinto Galeano da Escola de Governo de Corumbá. Diante do tema apresentado, foi destinado um tempo para debates sobre questões apresentadas durante a palestra.

Em seguida, os participantes foram divididos em eixos de discussão com o intuito de formular propostas que serão votadas e as escolhidas apresentadas na Conferência Estadual que acontecerá em 2016.

Para a única mulher ocupante de uma cadeira no poder legislativo de Ladário, vereadora Delari Botega Ebelling, a conferência é uma oportunidade de fortalecimento das politicas públicas no cenário nacional, “É importante que as mulheres tenham interesse de serem delegadas na Conferência Estadual para ter direito a voz e voto, que se escreva para ser vereadora ou prefeita e vice-prefeita, porque são nessas instâncias é que nós podemos ajudar as mulheres do nosso município, no nosso país e do nosso estado”.

Após a discussão, que teve como perspectiva a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades, a estruturação de políticas públicas desenvolvidas para mulher; sistema politico com participação igualitária das mulheres; sistema nacional de politicas para mulheres em Ladário foi realizada a plenária final para referendar as deliberações aprovadas em cada um dos eixos e a votação nas propostas, momento seguido pela eleição dos delegados.

De acordo com a Defensora Pública, Maria Clara de Moraes Porfirio, este é o momento certo de cobrar aos setores competentes políticas públicas, “a sociedade tem que configurar de forma ativa os seus interesses e esse é o momento das mulheres se manifestarem em busca de um objetivo”. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação