Ladário

Em Ladário, 1° Noite América Do Sul apresentará cultura e tradições sul-americanas

 

Com o intuito de demonstrar toda a cultura Latino Americana, o município de Ladário, por meio da Fundação de Cultura, realiza no dia 01 de setembro, véspera do aniversário da cidade, a primeira edição da Noite América do Sul. O evento é alusivo as comemorações dos 236 anos de fundação do município, integrando a programação das atividades que acontecerão durante um mês.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, o evento define sem dúvidas alguma, uma homenagem não só aos países que compõe a América do Sul, como as suas atribuições para o desenvolvimento da Pérola do Pantanal.

“Essa noite podemos definir como especial, faremos uma verdadeira viagem pela América do Sul, através de dança e muita música. No município há uma grande influência dos povos sul-americanos, um grande exemplo seria os nossos vizinhos bolivianos e paraguaios. Durante o evento será lembrado a Oficina da Comissão Mista Brasil-Bolívia, que contribuiu na construção da estrada de ferro até a Cidade de Santa Cruz de La Sierra, ligando o Porto de Ladário com transporte hidroviário e ferroviário para toda a América do Sul”, explicou Wanessa Rodrigues.

Uma das grandes atrações será a apresentação do grupo de teatro Tesouro Pantaneiro, Banda Acyl da Silva Barbosa, Grupo de dança da FUNEC-Corumbá, idosos da AAppil (Associação de Aposentados e Pessoas Idosas de Ladário) e alunos das Escolas da rede Municipal de Ensino, que prometem encantar o público com danças típicas de cada país.

Além disso, os participantes poderão contar com a participação de uma banda especial, composta por artistas locais, que farão uma verdadeira homenagem a artistas da América do Sul, fazendo assim, um encontro musical das Américas.

Folclore boliviano

Da Bolívia, as apresentações ficam por conta dos grupos de dança Morenada, que é uma dança menos movimentada, porém cadenciada e exige pouco movimento do homem e mais da mulher. Nesta dança a mulher participa como uma figura decorativa onde mostra sua capacidade criativa de passos e vestimenta colorida e exuberante que complementam a figura masculina. O homem ‘moreno’ leva uma vestimenta bordada com muita pedraria, fios prateados e dourados, além de botas e o peso todo de sua vestimenta pode passar de 25kg. motivo pelo qual a Morenada é conhecida como dança ‘pesada’.

Já o grupo de dança dos Caporales, geralmente dançada em grupo, é a preferida de 9 entre 10 dançarinos folclóricos, pois mostra toda a sensualidade da mulher e a força e agilidade do homem que faz de sua conquista o ponto alto da dança. Requer muito fôlego e entusiasmo pois o ritmo é contagiante e pede muito movimento do casal. O homem usa traje típico, uma espécie de colete, e botas e a mulher chapéu, blusa, mini-saia e salto alto tudo bordado e enfeitado com cores e motivos folclóricos.

O evento será realizado no Palco Central, localizado, na Avenida 14 de Março, a partir das 20h00. Durante o encontro, será também feito uma Exposição Fotográfica “História de Ladário” e Artes Plásticas. A entrada é de graça.

 

Por: Da Redação