Ladário

Ladarenses revivem história da chegada de sua Protetora nas águas do Rio Paraguai

Imagem Peregrina da Padroeira sobre as águas do Rio Paraguai

 

Imagem Peregrina da Padroeira sobre as águas do Rio Paraguai

Amor, devoção, fé e acima de tudo pedidos de agradecimentos e bênçãos, dessa maneira, os aproximadamente 250 devotos de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Ladário, seguiram em peregrinação acompanhando a Procissão Fluvial, nas águas do rio Paraguai. O encontro dos católicos é tradicional durante os festejos em comemoração a Mãe protetora desse povo e contou com as presenças do prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado de sua equipe de governo, bem como o Contra-Almirante e Comandante do 6º Distrito Naval, Edervaldo de Abreu Teixeira Filho e autoridades civis e militares.

Durante o trajeto, o chefe do executivo ladarense, lembrou que além das homenagens a Nossa Senhora dos Remédios, o encontro nas águas do Rio Paraguai, “tem o sentido de reviver a chegada da imagem até a cidade de Ladário há ais de 100 anos, e aqui permanece como relíquia simbólica e patrimônio de fé no coração dos ladarenses. Por isso é importante todos os anos essa renovação, pois mantém viva uma tradição do nosso povo, demonstrando a fé. Uma festa que tem que continuar e crescer”, disse.

Por sua vez, o Contra-Almirante Edervaldo de Abreu Teixeira Filho, apontou como marco e que a festa se caminha a cada ano como uma da maiores na região. “Demonstração de fé durante um momento de lembranças da chegada da nossa protetora, o povo ladarense revive um momento mais que especial”, enfatizou.

Durante trajeto, fiéis cantavam músicas de adoração em homenagem a Mãe Protetora

Com os termômetros registrando 38º, com sensação térmica de 41º, quatro embarcações, sendo duas civis e duas militares da Marinha do Brasil, foram disponibilizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura. Ao longo do trajeto entre o Porto Geral de Corumbá até a chegada no Porto Ecológico de Ladário, fiéis acenavam às margens do rio Paraguai.

O cortejo, que teve a celebração do diácono Leandro de Almeida Ferreira, foi marcado por músicas de adoração à protetora e também de muitas orações, pedindo e agradecendo as graças alcançadas. “Uma verdadeira onda de sentimento renovado sobre as águas do rio que une as duas cidades pantaneiras. Aqui neste local agradecemos e revivemos uma parte da história da nossa mãe até chegar e ganhar amor dos ladarenses”, explicou o diácono.

Na sua chegada em terras ladarenses, os fiéis aguardavam a imagem peregrina às margens do rio, um momento de emoção, “especial, todo os anos participo da procissão fluvial, mas este ano, por motivos particulares não consegui. Porém isso não impediu que eu viesse receber a nossa Mãezinha e acompanha-la até a sua casa”, falou a devota Tereza Cristina Xena.

Chegada da Imagem em terras ladarenses

Anda conforme ela, o calor é a prova no qual se sente ainda mais a sua presença da padroeira, “este momento também marca meu agradecimento pela graça alcançada em nome de minha filha, quando ela tinha apenas dois anos de idade. Hoje, ela está aqui, junto da nossa mãe, revivendo uma história”, completou.

Já a devora Ester Nascimento e Silva, do bairro Santo Antonio, enfrentou todo o cortejo cantando e acenando em direção a imagem da santa, “faço questão de estar presente e trago toda a minha família. Peço bênçãos e proteção à todos e também agradeço pela nossa terra, o nosso Pantanal”, contou.

Logo em seguida, a imagem da padroeira da cidade seguiu em uma caminhada pelas ruas da cidade até o seu Santuário. Ao longo desse trajeto, a imagem da padroeira era saudada pelo repicar de sinos e com cânticos.

Caminhada percorreu as principais ruas de Ladário

História

Nossa Senhora dos Remédios é considerada a santa dos enfermos e desesperados. Durante a sua festa tem como principal atração a reprodução da chegada da imagem na cidade de Ladário, no ano de 1895, através do Capitão- Tenente, José Raymundo de Souza Lobo.

A igreja foi construída em estilo semi-gótico. Sua história de amor, fé e afinidade espiritual está ligada a Ladário. Chegam peregrinos vindos de todos os lugares para comemorar seu grande dia. Para este ano são esperados em torno de 25 mil fiéis para os doze dias de festa.

 

Por: Da Redação