Ladário

Jovens Ladarenses atuam na performance “Cegos” do Circuito Palco Giratório do SESC

Atores caminhando pelas ruas da cidade

 

A famosa ação performativa “Cegos” realizada originalmente pelo grupo teatral Desvio Coletivo e o Coletivo Pi, foi trazida para a Corumbá pelo circuito Palco Giratório do (SESC). A apresentação aconteceu no final da manhã e início da tarde de sábado, 19, pelas principais ruas e praças com direito a intervenções especiais em pontos turísticos e históricos. Os atores caminharam lentamente cobertos de argila e com os olhos vedados por um pano branco chamando a atenção de todos que por ali estavam.

Atores caminhando pelas ruas da cidade

Dentre os 25 integrantes do grupo teatral, estavam seis jovens ladarenses, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social.

Para fazer parte da performance os jovens participaram de uma oficina de teatro ministrada pela diretora do grupo teatral, Priscilla Toscano. Durante a oficina foi mostrado a história da performance urbana, os pioneiros das intervenções de rua e os principais grupos e artistas contemporâneos dessas manifestações artísticas no mundo.

“ Não temos um objetivo definido a princípio com a performance, pois nunca se sabe como o público irá reagir em cada cidade. Na oficina os alunos aprendem muito sobre a Intervenção urbana. Nós ensaiamos com eles e explicamos que a nossa atuação tem uma proposta visual que intervenha e provoque um momento de reflexão, onde cada pessoa terá uma leitura diferenciada. Afinal, o nosso palco são as ruas! ” , afirmou, Priscilla Toscano.

Segundo a Coordenadora de Produção Chai Rodrigues o título da ação é inspirada no quadro “A Parábola dos Cegos”, de Pieter Bruegel (1580), em que se vêem cegos conduzindo cegos, cada qual tentando encontrar algum apoio para avançar pelo caminho. “A ideia é fazer as pessoas perceberem de uma maneira diferente e a vivenciar o seu verdadeiro cotidiano, visualizar a sua vida nessa era globalizada em que todos nós na realidade somos aprisionados pelo excesso de trabalho inevitável para atingir o sucesso profissional. É uma crítica de diferentes interpretações que abrange diversos eixos, entre eles, o eixo político,social, religioso e financeiro”.

Para a estudante ladarense, Jaqueline Martinez, a emoção de participar de uma grande performance foi única , “ Além de despertar a curiosidade das pessoas, foi uma maneira ousada de expressão , foi incrível, acredito que surpreendeu e agradou as pessoas que tiveram a oportunidade de assistir”.

Sobre o grupo teatral

Há dois anos o grupo de Teatro Performance e Intervenção Urbana Desvio Coletivo passa pelas diversas cidades do mundo com a performance urbana Cegos. A primeira apresentação ocorreu em outubro de 2012 na Avenida Paulista, São Paulo. Agora, em 2014, o grupo está presente na programação do circuito Palco Giratório, da Rede Sesc, em circulação por 23 Estados brasileiros, e a cidade pantaneira foi a escolhida para a estréia da apresentação no segundo semestre.

 

Por: Da Redação