Ladário

José Antonio participa de evento que debate rumo da Hidrovia Paraguai-Paraná

hhhhh

 

Prefeito José Antonio fala no Fórum

O Prefeito José Antonio Assad e Faria, participou na noite desta quarta-feira, 25 de novembro, da solenidade de abertura do Fórum Rumos da Hidrovia: ações para o desenvolvimento sustentável do transporte no Rio Paraguai, que aconteceu no Hotel Nacional. O evento, promovido pela Marinha do Brasil, por meio do 6° Distrito Naval e Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) segue até a próxima sexta-feira (27), e tem como objetivo principal, fomentar o debate construtivo sobre os desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável do transporte hidroviário nas águas do Rio Paraguai.

Para o chefe do Executivo ladarense, que se mostrou emocionado por debater um assunto tão importante para a região, que é a hidrovia, os debates vão além, pois, lembra muito mais do que desenvolvimento econômico, turístico e técnico. O Fórum aborda também a história do meio ambiente e de um povo, responsável pela rota do início da criação de uma nova era, onde hoje, estão situadas as cidades de Ladário e Corumbá.

“Essa história começou anos atrás, de pessoas que viveram uma guerra importante para a nossa região, que acabou recebendo imigrantes libaneses, que chegaram pelas águas do Rio Paraguai, assim, como os irmãos cacerenses, trazendo a harmonia e ligação dos nossos povos e culturas através do nosso Rio. Não tem como falar sobre hidrovia, nesta localidade, sem citar um grande defensor dessa rota de transporte, antes utilizada por todos, o empresário Jorge Katurchi, que tanto lutou para que isso pudesse acontecer e hoje está sendo impulsionado pela Marinha do Brasil, grande parceira da nossa Administração”, disse José Antonio.

Ainda conforme o prefeito, os trabalhos também seguem através da Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, que busca cada vez mais, incentivos para que tão logo, a hidrovia volte, e a região possa prosperar ainda mais. “Temos em Ladário um Porto gigante, com capacidade imensa de ser o transbordo das nossas cargas, cortando o Norte e o Sul do Brasil. Quero cumprimentar essa visão, de alguém que consegue enxergar o futuro ao promover esse evento, parabéns contra-almirante Petrônio comandante do 6° Distrito Naval, pela iniciativa, que está resgatando as mais honrosas tradições da Marinha, que ama a nossa terra”, completou.

Já o contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, em seu discurso, disse que o momento é muito importante, pois junto com o poder privado e governamental, os debates abordarão as potencialidades econômicas que Rio oferece, sem descuidar da sua preservação, seja benéfica e duradoura para a região do Pantanal.

“A hidrovia do Pantanal é fundamental para o desenvolvimento das cidades e países envolvidos, ou seja, o Mercosul. Nesses três dias iremos discutir e elaborar perspectivas para que futuramente possamos garantir a volta da rota, trazendo não apenas o incremento econômico, como também sustentável desta localidade, bem como de outras”, falou o contra-almirante.

Na oportunidade, a ministra Eugênia Barthelmess, diretora do Departamento da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, disse que o evento, só por ser realizado, já é um sucesso. “Fico feliz em saber que ainda existe essa preocupação de autoridades de vários países envolvidos em debater assuntos relevantes da hidrovia Paraguai-Paraná. Isso demonstra interesse para o rota do desenvolvimento”, indagou.

A programação do evento ainda contemplará os seguintes assuntos: Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário, Licenciamento Ambiental, Politicas para o setor Hidroviário, Situação atual do Acordo Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), dentro outros temas. Os debates acontecem a partir desta quinta-feira (26) e seguem até sexta-feira (27).

Participaram da abertura do Fórum Rumos da Hidrovia: ações para o desenvolvimento sustentável do transporte no Rio Paraguai, o Prefeito de Corumbá, Paulo Duarte; Valter Otavio da Silva Porto, presidente da SOAMAR; Mauricio Koji Saito, presidente da Famasul; Presidente da Famato, Normando Corral; Luiz Zubizarreta, CPTCP; Zilmar Melatte, diretor-geral da Rede Matogrossense de Televisão; Ricardo Leite Goulart Ponzi, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), bem como autoridades civis e militares da região do Pantanal, Paraguai, Bolívia e Argentina. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação