Ladário

Gestantes visitam maternidade durante encerramento 1° Ciclo do Mamãe Bebê

jjjjj

 

Futuras mães que participaram do encerramento do 1° Ciclo do Projeto
Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família repassando informações

Nem mesmo a chuva conseguiu espantar as 20 futuras mamães que participaram do encerramento do 1° Ciclo do Projeto Mamãe Bebê, realizado pelo município, por meio da Secretaria de Saúde, na manhã desta terça-feira, 07 de julho. O projeto tem como objetivo, estimular a inclusão no pré-natal, valorizar o aleitamento materno, debater o planejamento familiar e reduzir a taxa de mortalidade infantil e materna dentro do município.

Durante o encontro, as gestantes puderam se envolver em brincadeiras que buscaram levar orientações, bem como um bate papo com toda à equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), garantindo uma melhor condição emocional e psicológica para as mamães, na hora do parto. Uma palestra com o tema “Ser Mãe”, também foi realizada, repassando passo a passo, todas as orientações antes e após o parto.

“Participar do encontro foi maravilhoso. Relembrar todas as orientações foi muito bom, pois tenho uma filha de 11 anos, e depois desse período é que estou esperando meu segundo filho. Com o tempo esquecemos algumas coisas simples que no projeto consegui relembrar, como a hora do banho, a amamentação e os cuidados após o parto. A visita na maternidade é tranquilidade”, disse Vania da Cruz Soares que está de meses à espera de uma menina.

Já para a mamãe de primeira viagem, Aline Parabá, que está gravida de gêmeos com seis meses de gestação, as informações adquiridas durante os encontros do Mamãe Bebê foram de suma importância.

“São conhecimentos que adquiri e não sabia, até mesmo por ser do meu primeiro filho, agora quando tiver eles em meus braços saberei o que fazer, como reforçar a amamentação que será fundamental para o desenvolvimento dos meus pequenos”, indagou.

Ainda conforme ela, conhecer o local onde dará a luz, além de segurança, consegue aproximar os profissionais, pois, “vir e olhar tudo de pertinho me passou uma segurança. Estou ansiosa, fiquei observando em detalhes os procedimentos, as profissionais foram bem legais, explicaram tudo. Agora sim, não estou nervosa e estou preparada para a chegada dos meus bebês”, completou Aline.

Na maternidade, as mães receberam informações sobre planejamento familiar, assistência social, amamentação e acima de tudo orientações sobre o parto. Toda a visita faz parte do Mamãe Bebê, que é resultado de esforços em equipe e ganhou força com a adesão da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde para complementar a atenção normalmente dada às gestantes. O programa nasceu em 2010, através da iniciativa da Secretaria de Saúde e tem intenção de estabelecer um vinculo profissional e afetivo entre as Estratégias de Saúde da Família e as gestantes do município.

“A visita é preconizada pelo Ministério da Saúde e o município é responsável, faz parte da política de humanização, são orientações necessárias até a hora do parto, com informações sobre a cesariana e parto natural, além de reforçar as seis consultas obrigatórias. O projeto nasceu para aproximar as gestantes e garantir a integração das mesmas com os agentes comunitários e enfermeiros que não medem esforços para levarem a diante esse o programa”, explicou Henrique Vieira coordenador do NASF- Ladário.

Todas as explicações foram levadas por meio da equipe da maternidade composta pela assistente social e a enfermeira responsável pelo local Ingrith Raphaella. Só em 2014, foram realizados encontros com 334 mamães em Ladário. (Assessoria de Imprensa PML)

 

Por: Da Redação