Ladário

Estudantes fazem uma “viagem” pela vida de João Lisboa de Macêdo

 

O poeta ladarense João Lisboa de Macêdo, conhecido por ser apaixonado pela Pérola do Pantanal, foi homenageado na noite desta terça-feira, 21 de junho. O sarau, que reuniu familiares, amigos e alunos da Escola estadual 02 de Setembro, idealizadores do projeto, aconteceu na Casa da Cultura, localizada na Avenida 14 de Março.

Figura consagrada no município, o ladarense fervoroso João Lisboa de Macêdo, nascido em 23 de junho, de 1926, deixou um belo legado de seus feitos reconhecidos por toda população da Pérola do Pantanal. Através de seus estudos disponibilizou um levantamento oficial dos dados históricos de Ladário com o intuito de fomentar a pesquisa sobre a região.

E todo esse trabalho foi colocado exposto, por meio de cartazes, livros de receitas e até mesmo poesias e músicas durante as apresentações realizadas pelos estudantes, que levaram sopa paraguaia para o público, que foi intitulada uma de suas principais obras.

A aluna Luana Almeida, do 1° ano do Ensino Médio, todo esse desafio, como ela chama, foi uma verdadeira viagem no mundo do escritor que tanto fez pela Pérola do Pantanal.

“Foi muito bom. Aprendi muita coisa, como os valores culturais de uma terra pequena, que parecia tão grande na obra do João Lisboa de Macedo. Identifiquei-me mais com a obra -Sopa Paraguai-, que mostra todo um ritual, tradição da nossa região, retratada em sua obra”, contou Luana.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria, que participou do evento, o Sarau demonstra a importância de se manter viva ainda a cultura da cidade, em um local que foi recentemente entregue pela administração, que tem essa finalidade.

“Destaco a importância de uma comunidade escolar em buscar em resgatar uma figura tão importante para a nossa cidade, parabéns a todos vocês. São atos desta natureza que nos orgulham, pois estamos preservando aquilo que nos é tão caro, a cultura, dentro de um espaço feito para isso, para que todas as manifestações se proponham em manifestar cultura e tenham aqui a sua casa. Vocês educam e engradecem a nossa cidade”, disse o prefeito.

Explicando a ideia do projeto, a diretora da Escola estadual 02 de Setembro, Ana Maria de Arruda Braga, revelou que todos os alunos se envolveram em pesquisas e entrevistas feitas com parentes do escritor J.L de Macedo.

“Fomos a campo e eles aproveitaram ao máximo. Temos a intensão de demonstrar essa cultura do nosso município, retratada em obras importantes, que trazem a história da nossa cidade. Além disso, ao mesmo tempo, fomentamos ainda mais a pratica da leitura, através de suas obras, junto aos nossos alunos, ajudando no desenvolvimento da sala de aula. Essa viagem da literatura foi encarada de forma espetacular para os alunos e também nós professores”, contou Ana Maria.

Além disso, parentes como filhos, netos e irmãos também fizeram as suas homenagens. Com poesias e versos, o poeta foi lembrado não apenas pelo seu trabalho, mas também como pai e esposo.

“Fico feliz em participar dessa homenagem. Tenho certeza que tudo isso é merecido pela dedicação que ele tinha por nossa cidade. Realmente ele amava a nossa cidade, e isso herdei dele, pois defendo a nossa Ladário, onde quer que seja ou esteja. A nossa cultura é muito rica”, falou emocionada a filha Zildelene Ramos de Macêdo Rodrigues.

João Lisboa de Macedo

João Lisboa de Macedo notabilizou-se como poeta, escritor, jornalista e político ladarense. Fundou o Jornal Ladarense , que trazia como Slogan “Jornal é a ata da sessão permanente da vida de um povo”. Na academia corumbaense de Letras ocupou a cadeira número 35.

Autor de quatro obras, sendo elas – Sopa Paraguaia- Maria Fulgencia- Cristo Filho de Deus – Jesus Filho do Homem. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação