Ladário

Estudantes de Ciências Biológicas da UFMS realizam dia de estudo na Apa Baía Negra

 

Uma das regiões mais promissoras de Ladário, tanto na área de turismo, quanto econômica, Apa baia Negra, também vem possibilitando aprendizagem e contribuindo para a formação profissional de jovens estudantes do Pantanal.

Nesta quarta-feira, 30 de novembro, um grupo de 25 acadêmicos, do 4° semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal, estiveram visitando a localidade, com aula de campo.

De acordo com a professora, Maria Ana Farinaccio, que ministra a matéria Sistemática de Fanerógamas (plantas com flores) e esteve acompanhando os jovens, o diferencial desta aula, foi possibilitar a aproximação do conteúdo estudado, juntamente com a realidade, já que na Baia Negra, existem inúmeras espécies de plantas e flores que podem ser aproveitadas para os estudos de cada um deles.

“Os alunos aprendem a reconhecer as espécies vegetais que apresentam flores. Este trabalho prático lhes dá condições de aprender a metodologia de preparo e identificação do material biológico, onde aprendem como reconhecer no campo o melhor material a ser coletado, como coletá-lo e prepará-lo para incorporá-lo a uma coleção, que é o testemunho da biodiversidade local”, explicou a professora.

Ela também ressalta que a ideia de trazê-los para o campo é para motivá-los a conhecer a vegetação pantaneira, porque sabe-se que o Mato Grosso do Sul é o Estado com menor índice de coleta de plantas do Brasil, então a presença deles, na APA Baia Negra, é uma oportunidade impar para que se tornem os futuros pesquisadores interessados no levantamento da biodiversidade local

“O conhecimento da vegetação da Baia Negra contribui para o conhecimento da vegetação do Pantanal sul-mato-grossense”, completou Maria Ana.

À visita ocorreu durante todo o dia, com o apoio da equipe da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, e após o trabalho de campo, todo o material coletado pelos acadêmicos, será incorporado no Herbário da Universidade. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação