Ladário

Espetáculo de Natal traz para a última noite Projeto Semear com “Tropicália, Cenário da Cultura Brasileira”

Semear atende alunos da Rede Municipal de Ensino de Ladário

 

Semear atende alunos da Rede Municipal de Ensino de Ladário

Encerrando a programação do Fim de Ano dos Espetáculos de Natal, o município de Ladário realiza na noite desta quarta-feira, 17 de dezembro, uma viagem ao tempo, através da música popular brasileira. Com o tema “Tropicália, Cenário da Cultura Brasileira”, os alunos do Projeto Semear irão levar para o palco principal, a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, demonstrando a história vivenciada no início da década de 60.

Ao todo, devem se apresentar aproximadamente 300 alunos nesta noite, intitulada como especial para os ladarenses, uma realização da prefeitura, através da Secretaria de Educação.

. O Projeto Semear, hoje, um dos principais projetos da prefeitura junto à comunidade, tem o intuito de proporcionar aulas de dança, música, xadrez e natação, e atende cerca de 1300 crianças e adolescentes entre 06 a 16 anos, que estejam devidamente matriculadas nas escolas de Ladário.

São oferecidas oficinas nas modalidades de balé clássico e contemporâneo; educação musical; natação e xadrez em atividades extracurriculares. Além das oficinas, os alunos recebem o acompanhamento escolar, onde a proposta é reforçar cada vez mais o ensino as crianças e adolescentes no mais completo núcleo de complementação e incentivo educacional e cultural existente no município.

O movimento

Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de “Tropicália”. O movimento tropicalista trouxe várias inovações para o cenário cultural brasileiro do final da década de 60. O movimento, de certa forma, foi um rompimento com a arte obviamente militante, que tratava da situação política do país na época da ditadura e tinha a melodia como um sustentáculo desta mensagem.

O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé).

 

Por: Da Redação