Ladário

Entusiasmados, moradores da Baía Negra voltam à sala de aula a partir da próxima semana

 

Nunca é tarde para aprender. A frase faz parte da vida de muitos brasileiros, e não será diferente para o casal Artulina Soares, de 93 anos, e Pedro Damião Marquês, de 70 anos, que vivem na região da Baía Negra, em Ladário. A arte da aprendizagem se tornará realidade, já que, pela primeira vez, os dois terão a oportunidade de ingressar em uma sala de aula, na próxima semana.

Esta realidade só será possível, em virtude do trabalho desenvolvido pelo município, por meio da Secretaria de Educação, que tem investido na educação voltada para Jovens e Adultos-EJA e também para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de frequentar o ensino regular, através do Programa Brasil Alfabetizado.

“Esperei por noventa e três anos por essa oportunidade. Desde criança a vida não foi difícil, morei com meus pais na fazenda, logo depois casei, e virei dona de casa, não reclamo, sempre gostei, mas o estudo me fez e faz falta. Agora quero aproveitar para pelo menos escrever meu nome e saber ler. Será um desafio, mas não será tarde”, diz com convicção a mais nova estudante da Codrasa Artulina Soares.

Para seu esposo Pedro Damião, que sempre a acompanha, essa nova etapa será mais do que um desafio, será um sonho realizado, “sempre trabalhei, nunca tive essa chance, alias até tive, mas a vida exigiu. Quero pelo menos ler e assinar meu nome”, mencionou.

Ele ainda revela que, ao participar das aulas, e conseguir escrever as primeiras frases, olhará nos olhos da esposa apresentando um recado que escreverá: “Eu te amo!”, disse.

Participando do encontro, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22 de agosto, a secretária de educação Maria Eulina Rocha dos Santos explicou como serão as aulas, e também aproveitou, para juntos, decidirem os dias e horários dessa nova fase na vida dos 26 moradores, que já estão matriculados, onde 17 serão para a EJA e 09 para o Brasil Alfabetizado.

“Nós temos a consciência de que eles terão que passar pelo ensino sistematizado, ou seja, voltar a se adaptar e readaptar, pois temos pessoas que nunca pisaram em uma sala de aula, ou aquelas que já frequentaram e estão retornando após muito tempo. A nossa função a partir de então é viabilizar futuramente este espaço físico educacional como Extensão Rural da Escola Maria Ana Ruso, para as pessoas aqui da Apa”, explicou Maria Eulina se referindo a nova sede do Conselho Gestor.

A sala de aula será a nova sede do Conselho Gestor da Baía Negra, que recentemente foi repassada pela União, com a finalidade de se criar um Centro Integrado de Atendimento, oferecendo saúde, educação, meio ambiente, segurança, assistência social para os moradores da região.

“Existem inúmeros projetos que apontarão para a região, uma qualidade de vida ainda melhor para os moradores. muito se falou em exterminar uma área de lazer, mas como todos nós sabemos, isso aqui é uma área de proteção ambiental e precisa ser seguidas regras para que o desenvolvimento comece a chegar. Os trabalhos já começaram”, apontou a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário que esteve presente no encontro com os moradores.

Já ás aulas acontecerão três vezes na semana, sendo todas as segundas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 16h, tendo início no dia 29 deste mês.

Escola de Pais – 1° turma no Pantanal

Na oportunidade, a secretária de Educação revelou que durante as aulas, os alunos também receberão o projeto “Escola de Pais”, realizado em parceria com a Polícia Militar, por meio do projeto PROERD, que terá o objetivo de proporcionar também uma dinâmica de aprendizagem, ligado ao convívio familiar e na orientação de jovens e adolescentes. Essa será a primeira vez que o projeto acontecerá na região do Pantanal. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação