Ladário

Em Ladário, I Feira do Livro desperta interesse da população pela leitura

Durante evento, população poderá realizar "troca-troca"

 

Durante evento, população poderá realizar "troca-troca"
Evento contou com a participação da Banda Municipal Acyl da Silva Barbosa

Começou na noite dessa quarta-feira (17) a primeira edição da Feira Literária do Colégio Franciscano São Miguel (FELISM). O evento contou com a participação de autoridades, alunos e população em geral. A solenidade de abertura aconteceu às 19h, em seguida, foi aberta a visitação aos stands das editoras e iniciada a ação de “troca-troca” de livros.

Pela primeira vez em Ladário, com apoio cultural da Prefeitura Municipal através da Fundação Municipal de Cultura, a FELISM veio inovar o método de conscientização e popularização do livro à comunidade. A cerimônia de abertura contou com a apresentação da Banda Municipal Acyl da Silva Barbosa, que entoou o Hino Nacional e Hino a Ladário junto aos presentes. Em seguida, as alunas Maiara Almeida e Vithoria Silva apresentaram o espetáculo “Livros”, dançando balett ao som de “O caderno”.

O evento que, nesta primeira edição tem como tema “Literatura para todas as idades”, tem por objetivo a popularização do livro e a democratização do acesso à leitura, oferecendo para toda comunidade, incluindo a região de fronteira, o contato com o mundo literário.

A programação é extensa e conta com visitação aos stands das editoras, visitação à Exposição Fotográfica de prédios antigos, fatos históricos e pontos turísticos de Ladário, palestras, oficinas de redação e língua inglesa, contação de história, mostra de filmes e apresentações culturais.

“Essa Feira era um sonho que eu tinha, e agora ele foi realizado”, contou Irmã Zita, coordenadora pedagógica do Colégio São Miguel, em sua fala durante a abertura. A Irmã fez uma pequena reflexão e pediu que todos rezassem o “Pai Nosso”, ato que, para um colégio católico, indica sinal de respeito e agradecimento a Deus.

“Eu agradeço a todos que estão aqui presentes e que contribuíram para que realizássemos essa Feira. Estou muito feliz e me sinto honrado por isso”, disse o coordenador geral da FELISM, Alex Santos Vargas. Não é a primeira Feira que Alex assume a coordenação. Nos anos de 2012 e 2013, ele esteve à frente da FELIC (Feira do Livro de Corumbá), realizada pelos acadêmicos de Letras Português/Inglês e Português/Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal.

Outra parceria importante assumida no evento é a do Curso Técnico de Biblioteconomia, coordenada pela professora Sandra Balbueno de Oliveira de Vargas. Os alunos, que durante as aulas aprendem sobre classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação, assumiram a responsabilidade de cuidar do “troca-troca de livros”.

“Troca-troca de livros”

Quem tem livro em casa, que já não utiliza mais, pode levar e trocar por um de seu interesse. No acervo disponibilizado pela FELISM, são encontrados livros literários, didáticos, romancistas e institucionais. Para efetuar a troca, é importante que o livro esteja conservado.

 

Por: Da Redação